Sophia @princesinhamt
Política

Integrante da Missão de Observação Eleitoral elogia organização das eleições em MT

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos da Rocha, recebeu, nessa terça-feira (27.09), o representante da Transparência Eleitoral Brasil, João Vitor Borges Paulino. Ele integra a Missão de Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e está, juntamente com outros voluntários, acompanhando a organização das Eleições 2022 em todo o Brasil.

A observação do processo eleitoral e o incentivo ao exercício da atribuição fiscalizadora pelos cidadãos foram destacadas pelo presidente do Tribunal. “Quanto mais observadores tivermos, melhor. A cada dia temos uma nova tentativa de desacreditar a Justiça Eleitoral, e todas elas têm sido infundadas, tem sido demonstrado por meio da transparência dada a todos os atos do processo eleitoral”, afirmou o desembargador.

O representante da Transparência Eleitoral Brasileira lamentou a ausência de representantes de partidos políticos e da sociedade nas cerimônias públicas de verificação do processo eleitoral, como carga e lacre e auditoria da votação eletrônica. “Este é o quarto Tribunal que visito e só encontrei representantes de partidos nas cerimônias públicas em um local. A proposta da MOE é justamente incentivar que haja a participação cidadã e nosso acompanhamento tem o propósito de contribuir para a melhoria do processo e não simplesmente criticar sem conhecer”, ressaltou João Vitor.

Além da reunião com o presidente do TRE-MT, ele visitou outros setores do órgão e acompanhou os procedimentos de carga e lacre da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá, onde conversou com a juíza eleitoral, Tatiane Colombo, o promotor eleitoral, Tiago de Souza Afonso da Silva, o chefe de cartório, Armando Sussia, e o coordenador de Auditoria Interna, Daniel Taurines.

João Vitor Borges Paulino elogiou a organização do pleito e a disposição de todos os que compõem o Tribunal. “É um trabalho que merece o máximo de . Agradeço pela receptividade do presidente, juíza eleitoral, representante do Ministério Público e de todos os servidores que me receberam e esclareceram prontamente as dúvidas e pedido de informações”.

A Missão

Integrada por 55 especialistas e observadores de 17 nacionalidades, a Missão conta com especialistas que irão monitorar os aspectos chave em matéria de tecnologia e organização eleitoral, votação no exterior, Justiça Eleitoral, financiamento político, campanhas e , participação política de mulheres, participação de grupos indígenas e afrodescendentes e violência eleitoral. Esta é a terceira ocasião em que a OEA envia uma Missão para observar os processos eleitorais no Brasil. Após as eleições, será apresentado um relatório preliminar com observações e recomendações, a fim de contribuir para o fortalecimento dos processos eleitorais no Brasil.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.