Sophia @princesinhamt
Política

Pacheco responde às críticas de Gleisi Hoffmann e afirma que deputada ‘inventou emendas Pix’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O , Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rebateu algumas declarações da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), sobre a de um projeto de lei complementar (PDL) que obriga o Poder Executivo a pagar emendas de comissões permanentes da Câmara e do Senado.

“Na Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano passado ponderei aos colegas que não colocássemos a impositividade nas emendas de relator, no que fui atendido”, disse Pacheco em nota à imprensa na noite da terça-feira 31. “Reitero meu compromisso com a responsabilidade e o equilíbrio das contas públicas, o que passa, inclusive, pela limitação do fundo eleitoral e o aperfeiçoamento das ‘emendas Pix’, criadas pela deputada.”

As ‘emendas Pix’ são conhecidas por destinar — sem transparência e sem fiscalização — verbas públicas para prefeituras.

A petista usou as redes sociais para criticar o PDL — que estava em análise ontem na Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado — e disse que a matéria contradiz as declarações do senador mineiro.

“Se o Senado quer mesmo contribuir para o equilíbrio fiscal, como disse ontem o presidente Rodrigo Pacheco, o pior caminho é o projeto de lei que torna obrigatório o pagamento de emendas de comissões”, escreveu Gleisi. “O projeto que está na CAE do Senado visa abocanhar alguns bilhões da União para atender interesses individuais.”

Em sua , Pacheco destacou ainda que não era o autor nem o relator do PDL. A proposta pertence ao senador (PL-).

O PDL foi retirado de pauta da CAE depois de uma manobra do governo, que pediu que a matéria também fosse analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e que uma audiência fosse agendada com a ministra do Planejamento, .

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.