Sophia @princesinhamt
Política

Lula responsabiliza partidos políticos por demissão de três mulheres em sua gestão no governo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Depois de demitir três mulheres de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou os partidos — e não admitiu sua — pela redução da representatividade feminina no alto escalão da administração federal.

+ no site da Revista Oeste.

“Eu, às vezes, lamento profundamente não poder indicar mais mulheres do que homens no governo. Acontece que quando você estabelece uma aliança com um , nem sempre esse partido tem uma mulher para indicar”, disse o petista na sexta-feira 27 durante café com jornalistas, no Palácio do Planalto.

A declaração foi dada dois dias depois da demissão de Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica para entregar o cargo a Carlos Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da , Arthur Lira (PP-AL), uma espécie de líder do centrão.

+

Eleito com a retórica de igualdade de gênero, Lula : Daniela Carneiro, do , e Ana Moser, do Ministério do Esporte, foram substituídas por homens.

Nos dois casos, assim como no caso de Rita, em vez da promessa de campanha, prevaleceu o acordo com o centrão.

Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, foi trocada pelo deputado federal (União-PA), em 13 de julho. Já Ana Moser, que participou ativamente da campanha de Lula, foi demitida para acomodar outro deputado federal: André Fufuca (PP-MA), líder do Progressistas na Câmara.

Lula volta a prometer mais mulheres para o governo 

ministras Lula mulheresministras Lula mulheres
Ana Moser Foi Demitida Para Dar Lugar A Deputado Do Centrão | Foto: Ricardo Stuckert/Pr

Depois de “lamentar” as demissões, Lula acrescentou: “Mas isso não quer dizer que eu não possa no governo tirar homens e colocar mulheres. Eu ainda posso trocar muita , só estou com 10 meses de mandato.”

Dos 37 ministérios, 27 — o que corresponde a 73% — são ocupados por homens. Das 11 pastas cedidas ao PT, apenas uma é ocupada por mulher — Cida Gonçalves, ministra da Mulher. E dos oito ministérios que estão com titulares não filiados a partidos, quatro estão com mulheres.

+

Na conversa com os jornalistas, Lula ainda afirmou ter pedido às legendas que indicassem mulheres, mas os líderes partidários alegaram que não tinham quadros femininos para indicar e por isso aceitou a indicação. E, a exemplo do que fez na campanha, o petista prometeu que “ainda vai ter mais mulher no governo, em outros cargos”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.