Novembro tem dois feriados nacionais: Finados (2) e Proclamação da República (15), além do Dia do Evangélico (30), em alguns estados. Com tanto tempo para descansar, alguns itens não podem ser esquecidos em uma viagem de carro.
O que não pode faltar em uma viagem de carro
O gerente de pós-vendas da Ford Slaviero de Curitiba, Renato Sliva, explica que existem acessórios para reforçar a segurança dos ocupantes, outros veículos e pedestres.
“O conhecimento sobre esses acessórios automobilísticos é importante não apenas para garantir a segurança dos ocupantes, mas também para evitar penalidades. A falta ou mau funcionamento desses itens pode resultar em multas.”
Renato cita o Programa Rota 2030, que prevê a evolução técnica, a partir do desenvolvimento tecnológico e melhorias na qualidade dos automóveis.
Veja as adequações previstas:
- padrão internacional para fixação de cadeirinhas infantis (Isofix);
- cinto de três pontos e encosto de cabeça no banco traseiro central;
- controle de estabilidade;
- luzes diurnas automáticas;
- proteção contra impactos frontais em utilitários;
- câmera de ré ou sensor de aviso sonoro;
- proteção de impacto ao pedestre;
- proteção de impacto lateral contra poste.
A maioria já são conhecidos e exigidos pelo CONTRAN.
“Alguns itens são obrigatórios por razões óbvias, mas é preciso ficar atento em itens que podem parecer supérfluos, como os encostos de cabeça, que impedem que a cabeça do motorista, e dos passageiros, seja jogada para trás em caso de acidentes, reduzindo o risco de lesões no pescoço”.
Os espelhos também são itens de segurança obrigatórios, pois oferecem uma ampla visão da via, permitindo manobras prudentes e seguras”, explica o gerente.
Ferramentas de segurança obrigatórias
São obrigatórios:
- Triângulo: serve para sinalizar sobre um veículo parado na via.
- Chave de roda: serve para trocar o pneu. Tem formato de “cruz” ou “L”.
- Macaco automotivo: serve para erguer o veículo. Use sempre o recomendado para o modelo.
- Estepe: é o pneu que substitui algum, que por ventura venha a furar ou sofrer outro dano. Verifique sempre a calibragem.
Manutenção em dias garante maior segurança
Antes de pegar a estrada, é fundamental verificar não só a eficácia dos itens obrigatórios e de segurança, mas também fazer a manutenção do veículo.
Renato reforça que existem outros aspectos que merecem atenção ao viajar com a família, sobretudo a parte mecânica do veículo.
“Durante a revisão, são verificadas a conservação e o funcionamento de todos os componentes e sistemas, sejam mecânicos ou elétricos. Se forem identificadas falhas ou problemas que possam se agravar no futuro, a oficina responsável realizará a substituição preventiva de algumas peças”, ressalta.
Por fim, ele aconselha a investir em revisões programadas, assim você pode evitar surpresas e custos mais altos do que uma simples manutenção corretiva. No mais, boa viagem!
Fonte: garagem360.com.br