A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Infraestrutura e Obras e do Ministério Público, realizou mais uma ação do mutirão de limpeza “Diamantino Contra Dengue”. A ação aconteceu na segunda-feira (23.10) em uma residência particular no Bairro Pedregal.
Os agentes de Vigilância Ambiental e Sanitária e servidores da secretaria de Infraestrutura e Obras retiraram os entulhos da propriedade, após o proprietário ser devidamente notificado da Ordem Judicial pelo Oficial de Justiça que esteve presente na ação. Com a colaboração do morador a limpeza foi realizada no local, sendo retirado mais de 10 toneladas de entulhos.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Lucas Rosa, essa é uma ação que busca preservar a saúde e bem-estar não apenas do proprietário do imóvel, mas sim de todos os vizinhos e moradores do bairro.
“O material acumulado representa um risco a sua própria saúde assim como para a vizinhança, uma vez que serve para acumular água parada contribuindo na proliferação do mosquito da dengue e sendo abrigo para animais peçonhentos.”
O coordenador da Vigilância Ambiental ainda falou sobre o cuidado prestado e o apoio de outras secretarias e órgãos.
“Por ter bastante resíduos metálicos conseguimos uma empresa de sucata para realizar a coleta e com a venda desse material o valor será repassado ao morador.”
Ele ainda complementou que “além das equipes de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Infraestrutura e Obras, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza o serviço de assistência social com psicóloga para acompanhar o morador.”
Toda a ação foi acompanhada pelo oficial de Justiça, Antônio Martins, que falou sobre o acompanhamento. “Realizamos o trabalho de acompanhar a execução da ação judicial, para que não haja intercorrências ou obstrução na atuação das equipes.”
Número para denúncia
Para o morador que queira denunciar sobre a situação de lixo acumulado em propriedade, pode entrar em contato com a ouvidoria do município pelo número 0800 643 0066.
Fonte: Assessoria da Prefeitura