Sophia @princesinhamt
Economia

Haddad afirma que votação da reforma tributária deve ocorrer em novembro

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, na sexta-feira 20, que deve apresentar o relatório da Reforma Tributária na próxima semana.

A votação no Senado ocorreria em novembro, e o senador Eduardo Braga (MDB-AM) faria a apresentação do texto da reforma tributária.

Leia mais: “Reforma tributária: grupo de trabalho do Senado apresenta sugestão à PEC”

Em coletiva, Haddad confirmou que o andamento da pauta está “além das expectativas”. Ele espera conseguir promulgar a emenda ainda este ano.

O ministro também disse que estuda os impactos das exceções sobre a alíquota padrão. Afirmou também que deve se debruçar sobre o texto desde já

Cuidado para exceções não virarem regra

A Fazenda vai analisar propostas de mudança da reforma no Senado. Afinal, qualquer alíquota diferenciada para setores no Imposto sobre Valor Agregado (IVA) tem um potencial de elevar a alíquota .

“Vamos sentar e fazer a análise dos impactos econômicos. Porque cada exceção que você colocar vai ampliar a alíquota padrão”, afirmou Haddad.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Foto: Valter Campanato/Agência BrasilMinistro da Fazenda, Fernando Haddad | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Hoje ministro, Fernando Haddad foi o petista a presidente em 2018, na ausência de Lula, que se encontrava na prisão | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Braga, relator do projeto, prevê votar a matéria em 7 de novembro, com entrega ao plenário na sequência. O relatório deve ficar duas semanas aberto para críticas, “com absoluta transparência”, até votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Haddad afirma que essa é a ‘reta final’ da reforma tributária

Ao elogiar a rapidez do com a reforma, o ministro salientou que “estamos na reta final da reforma tributária”. Agora, “todo de exceção tem que ser levado a público para que os senadores saibam o que estão votando.”

Quanto às medidas de arrecadação na Câmara, o ministro declarou sempre conversar com deputados, reforçando sua importância para concluir o Orçamento de 2024.

Leia também: “Marco temporal: Lula se reúne com Guajajara em dia decisivo”

“O governo entregar a reforma no primeiro ano seria uma vitória muito grande do Brasil”, vislumbrou. “Eu sempre gosto de lembrar que, no último relatório do Banco , de 190 sistemas tributários analisados, ficamos em 184º.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.