Alta Floresta (MT) recebeu o Circuito Nelore de Qualidade 2023 em 28 de setembro, para avaliação de 366 machos não castrados e terminados em confinamento. As avaliações da 14ª etapa foram conduzidas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em colaboração com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), e contou com a participação de dois pecuaristas. Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal forneceram apoio para a realização.
“Avaliamos animais que se destacaram por seu peso e qualidade. Isso se deve ao fato de que 82,5% dos animais pesavam mais de 22 arrobas, elevando a média total para 24 arrobas. Além disso, 37% dos animais possuíam cobertura de gordura mediana, evidenciando a qualidade na criação”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Callejon completa que “dentre os animais avaliados, 69% possuíam até quatro dentes incisivos permanentes, indicando uma idade menor que 3 anos. Foi mais uma etapa de destaque para o Mato Grosso, observamos neloristas empenhados na troca de conhecimentos e na melhoria para cada um de seus animais.”
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Alceu Elias Feldmann, da Fazenda Vale do Juruena em Nova Bandeirantes (MT), foi agraciado com a Medalha de Ouro, e Celso Gomes dos Santos, da Fazenda Agrocondor II em Alta Floresta (MT), recebeu a Medalha de Prata. Vale destacar que Alceu Elias Feldmann já conquistou a Medalha de Prata anteriormente, reconhecido como o produtor do Melhor Lote de Carcaças de Machos Prata na etapa de Vilhena (RO), realizada neste ano.
Novidades do campeonato
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 17 e 18/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)
- 24/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 06/11 – Friboi de Andradina (sp)
- 09 e 10/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.