Quando o assunto são carros eletrificados, a Toyota, sem dúvidas é a principal montadora em atuação no Brasil, porém, isso não é uma realidade entre os carros elétricos a bateria (BEVs), mas a fabricante japonesa já planeja mudar isso.
Estratégia da Toyota para mercado 100% elétrico
Se tem uma coisa que a Toyota não costuma fazer é aceitar a derrota.
Nesse sentido, a fabricante japonesa, a principal em veículos leves eletrificados no Brasil, não está satisfeita ‘’apenas’’ com isso e quer também o topo do mercado de carros 100% elétricos, os BEVs.
Obviamente isso tende a demorar algum tempo já que atualmente a Toyota não concentra esforços nesse segmento, voltando-se principalmente para o mercado de veículos híbridos, onde lidera com folga.
Contudo, o ‘’plantio’’ para uma colheita ousada já foi colocada em prática pela marca japonesa na busca por alcançar BYD e Volvo entre os mais veículos elétricos no país.
Adaptação
A principal estratégia da Toyota na busca por mais protagonismo entre os modelos eletrificados será a otimização da produção dos carros.
A ideia é diminuir o tempo de produção dos veículos através da tecnologia de giga-prensa, assim como oferecer veículos mais acessíveis em um mercado em que a montadora ainda não entrou de cabeça.
Como impacto da nova política de produção, a Toyota tem como objetivo alcançar a meta de 1,5 milhão de carros elétricos até 2026. Para o mesmo ano, a marca busca lançar 10 novos modelos elétricos.
Já para 2030, a ideia é contar com uma frota de modelos elétricos de 3,5 milhões.
Produção independente de baterias
Outro foco da Toyota em busca do topo dos carros 100% elétricos é a produção de suas próprias baterias, assim como faz a Tesla, por exemplo.
A marca japonesa espera produzir modelos com suas próprias baterias a partir de 2027.
Corolla e Corolla Cross
Se entre os carros 100% elétricos a Toyota ainda está distante de ser uma potência, entre os híbridos a marca domina o mercado nacional.
Até agosto de 2023, Corolla e Corolla Cross juntos foram responsáveis por mais de um quarto das vendas de todo o segmento.
Enquanto o sedan registrou 4.881 emplacamentos no acumulado do ano, o SUV, líder da categoria, chegou a marca de 7.636.
Fonte: garagem360.com.br