A BYD assumiu nesta segunda-feira (9) o complexo industrial de Camaçari, na Bahia, onde a Ford atuou de 2001 a 2021, quando anunciou sua saída do país como fabricante. O investimento é de R$ 3 bilhões e o início da produção está previsto para o final do ano que vem.
Serão três fábricas no local com o projeto inicial de fazer 150 mil unidades por ano em uma primeira fase, podendo dobrar em seguida. Uma delas fará carros, começando pelo Dolphin, compacto elétrico que, importado, custa hoje na faixa dos R$ 150 mil. O SUV híbrido Song Plus é outro modelo que será feito na Bahia.
A segunda fábrica é para fazer ônibus e caminhões elétricos para o mercado local. A terceira é para processamento de lítio e ferro fosfato para exportação, usando a estrutura portuária da Bahia. Em Camaçari também haverá um centro de pesquisa e desenvolvimento.
O primeiro projeto já anunciado pela BYD é a criação de um sistema híbrido flex com foco no etanol. “Será uma solução verde brasileira”, disse a CEO da BYD para as Américas, Stela Li, durante a cerimônia que contou com a presença e discursos de autoridades, entre elas o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB).
O governador destacou a criação de 5.000 postos de trabalho com a chegada da chinesa e destacou que novos postos de trabalho devem ser gerados com a cadeia de empresas sistemistas e novas concessionárias de veículos.
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Fonte: autoo