Com a participação de 25 técnicos dos escritórios regionais de Cáceres, Cuiabá e Barra do Bugres – que aprenderam sobre a importância de como identificar os tipos de atrativos rurais, a importância dos meios de hospedagens e alimentação, a sinalização turística, administração dos empreendimentos, entre outros.
A primeira edição do curso aconteceu no distrito da Roda D´Água, na Estância da Mata de propriedade do empreendedor Ademar Rodrigues dos Santos. Foi ministrada pelo técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizete Lúcio que destacou ainda os aspectos legais ambientais, sanitários e de segurança. As linhas de crédito, noções gerais da implantação de roteiros turísticos integrados, com produção associada, exemplo a caminhadas na natureza, o planejamento e elaboração de projetos e a visita técnica orientada.
Segundo Geraldo, a capacitação continuada irá contemplar as nove regionais do estado, com a participação de 10 técnicos por região. “A ideia é que cada técnico será multiplicador e saiba atender as demandas de projetos de fomento da cadeia produtiva do turismo rural no seu município ou região”.
O técnico reforça que o turista que opta por descansar em um ambiente rural, busca tranquilidade, paz e contato com a natureza. Nesse espaço, ele tem a oportunidade de entrar em contato com a vida do homem do campo, sua cultura, comidas típicas e costumes.
“O dono da propriedade pretende, ao oferecer esse serviço, diversificar as atividades, agregando valor aos seus negócios e, consequentemente, aumentando a renda. Para isso, precisa oferecer um serviço de hospedagem de boa qualidade, com mão-de-obra capacitada”.
Geraldo reforça que as pequenas empresas turísticas desse meio, operam com uma estrutura reduzida de pessoal, dando preferência para utilização de mão de obra familiar ou da comunidade. “É assim que a atividade apresenta suas peculiaridades”.
O curso
Na quinta-feira (05), o curso contou com a presença da diretora de Ater, Denise Ávila Guterrez e do coordenador regional de Cuiabá, Isaias Ribeiro de Oliveira que participaram da visita técnica.
No enceramento, foi lançado um desafio junto aos técnicos para elaborarem um projeto para início de execução em três meses. No período de um ano, apresentar o resultado parcial ou final da iniciativa. Em continuidade, o curso irá oportunizar uma ação continuada com outros módulos, intercâmbio e missões técnicas estaduais e interestaduais.
Na programação, mais duas oficinas serão realizadas nos meses de outubro e novembro. As próximas acontecem nas regionais de Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Rondonópolis na segunda quinzena de outubro e, no mês de novembro, nas regionais de Alta Floresta, Juína e Sinop. Também auxiliaram na logística do curso, as técnicas da Empaer: Ellen Costa e Renilce Cristina
Fonte: @empaer_mt