Sophia @princesinhamt
Turismo

FIT Pantanal 2024 é lançada na principal feira de turismo da América Latina, com novidades e atrações incríveis.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A próxima edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal, a Pantanal 2024, foi lançada essa semana durante a maior feira de turismo da . A ABAV Expo, promovida anualmente pela Associação de Agências de Viagens, foi realizada no Rio de Janeiro (RJ) e contou com um stand de Mato Grosso.

FIT é lançada em feira no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução)
Fit É Lançada Em Feira No Rio De Janeiro. (Foto: Reprodução)

A FIT Pantanal 2024 será realizada entre 30 de maio e 2 de junho do ano que vem, em Cuiabá. O objetivo da participação do estado e do lançamento do evento, foi evidenciar as belezas naturais e o potencial turístico de Mato Grosso, além de proporcionar oportunidades para a cadeia que envolve o turismo local.

Na última edição, realizada este ano, mais de 50 mil pessoas passaram pela feira durante os quatro dias de evento, que contou com palestras, oficinas, rodadas de negócios, painéis e mesas redondas.

Patrocinadora da FIT Pantanal, a federação mato-grossense da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) falou sobre a importância desse lançamento na ABAV Expo 2023, que ocorreu entre quarta (27) e sexta-feira (29).

'FIT Pantanal 2024' é lançada na maior feira de turismo da América Latina. (Foto: Reprodução)
‘Fit Pantanal 2024’ É Lançada Na Maior Feira De Turismo Da América Latina. (Foto: Reprodução)

“Mato Grosso tem um ativo que é o Pantanal, parte dele. Hoje há uma demanda em relação a esses ecossistemas que propiciam experiências e a percepção da fauna de uma maneira intrinsecamente relevante, com equipamentos de grande nível de conforto, proporcionando um turismo de experiência que se diferencia do resto do país”, afirma Alexandre Sampaio, coordenador do Setur, da CNC.

O coordenador destaca ainda que essa visibilidade durante um evento deste porte, pode não só movimentar o turismo nacional como também trazer estrangeiros para o país.

De acordo com Milton Zuanazzi, secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do do Turismo, este é o primeiro ano em que todas as 27 federações foram representadas no evento.

“A ABAV é a maior feira que ocorre no Brasil e há muitos players internacionais também, além de agentes de viagens de praticamente todos os estados brasileiros e grandes operadoras turísticas, empresas aéreas, entre outras. Muito importante a participação do estado com um potencial como Mato Grosso na área turística”, ressalta o secretário.

'FIT Pantanal 2024' será lançada na maior feira de turismo da América Latina. (Foto: Reprodução)
‘Fit Pantanal 2024’ Foi Lançada Na Maior Feira De Turismo Da América Latina. (Foto: Reprodução)

Para a gestora de turismo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Mato Grosso, Marisbeth Gonçalves, o estado estar presente com stand próprio, trazendo empresários, demonstrando os produtos turísticos da região é fundamental para marcar presença no mercado emissor.

“Aqui a gente da um passo muito importante para a FIT Pantanal 2024, onde o Sebrae é um parceiro, onde nós vamos trabalhar toda parte da arena do conhecimento e do mercado, à exemplo do que fizemos em 2023, com rodadas nacionais e internacionais. Esse é o papel do Sebrae apoiar os mais de 96% dos negócios da cadeia produtiva do turismo que são de pequeno porte”, destaca Marisbeth.

Também estiveram presentes na ABAV, o presidente da Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Luis Carlos Nigro, bem como indígenas da etnia Paresí divulgando o etnoturismo, em Campo Novo do Parecis.

O cacique Roni falou sobre essa modalidade de turismo inovador que está tendo uma repercussão muito positiva em todos os cantos do país e que propicia qualidade de vida para a comunidade indígena.

“Hoje as pessoas tem a oportunidade de conhecer o indígena contemporâneo através do turismo de experiência, vivência e imersão cultural. Tudo isso vem mostrando que os indígenas tem sim que fazer parte do processo. Preservar a cultura e a natureza é importante mas também trabalhar projetos de autossustentabilidade dentro do seu próprio território trazendo dignidade e qualidade para comunidade indígena e ao mesmo tempo contribuindo economicamente para o desenvolvimento do nosso país”,

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.