Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é um dos filmes mais esperados do Universo Cinematográfico Marvel, sequência de Pantera Negra (2018). Em 2020, perdemos tragicamente o ator Chadwick Boseman, que interpretava o protagonista T’Challa, devido ao câncer de cólon. Mesmo assim, foi confirmado que o MCU não iria reformular o personagem na continuação e Kevin Feige, chefe do Marvel Studios, comentou sobre essa decisão e como Wakanda Para Sempre vai manter vivo o legado de Boseman.
Pantera Negra 2: Chadwick Boseman concordaria com a sequência do filme?
Na continuação de Pantera Negra, a história vai expandir a sociedade de Wakanda que conhecemos com o retorno da Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milage, lutando para proteger a nação fragilizada de outros territórios após a morte de T’Challa. Enquanto o povo de Wakanda se esforça para continuar em frente, a família e amigos do rei precisam se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman). Eles ainda terão que aprender a conviver com a nação debaixo d’água, Atlântida, e seu rei Namor (Tenoch Huerta).
Em entrevista ao Empire, Kevin Feige falou sobre a decisão de não reformular T’Challa de Chadwick Boseman na franquia do Universo Cinematográfico Marvel, pelo menos neste momento.
“Parecia que era muito cedo para reformular”, disse. “Stan Lee sempre disse que a Marvel representa o mundo fora de sua janela. E conversamos sobre como, por mais extraordinários e fantásticos que sejam nossos personagens e histórias, há um elemento humano e relacionável em tudo o que fazemos. O mundo ainda está processando a perda do Chade. E [o diretor] Ryan [Coogler] colocou isso na história.”
Quando Feige e Coogler descobriram para onde queriam ir, voltaram a trabalhar em uma sequência que realmente importava. “As conversas eram inteiramente sobre, sim, ‘O que vamos fazer a seguir?’”, explica Feige. “E como o legado de Chadwick – e o que ele fez para ajudar Wakanda e o Pantera Negra a se tornarem essas ideias incríveis, aspiracionais e icônicas – continua? Era disso que se tratava”, conta.
Chadwick Boseman foi apresentado no MCU em Capitão América: Guerra Civil e também teve destaque em filmes dos Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, além é claro do filme solo do personagem, Pantera Negra, que teve uma importância significativa na representação negra em filmes de super-heróis e
e passou da casa do bilhão em bilheterias, além de ter recebido sete indicações ao Oscar 2019, incluindo Melhor Filme, com vitórias para Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.
Após a morte de Chadwick Boseman, os fãs lançaram uma campanha para a Marvel homenagear o ator e o personagem reformulando T’Challa, um movimento que gerou uma petição com mais de 60 mil assinaturas. “Se a Marvel Studios remover T’Challa, seria às custas do público (especialmente meninos e homens negros) que se viam nele. Isso também inclui os milhões de fãs que também foram inspirados pelo personagem”, afirmava a descrição do abaixo-assinado. Mesmo sem o ator, Kevin Feige deixou claro que Wakanda Forever fará uma homenagem a Boseman, assim como vai manter e honrar seu legado.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre chega aos cinemas brasileiros em 10 de novembro.