A comunidade da cidade de Nossa Senhora do Livramento elegeu cincos futuros conselheiros tutelares para atuarem em defesa das crianças e adolescentes no município. O pleito aconteceu neste domingo, dia 1º de outubro e as urnas receptoras de votos foram instaladas nas Escolas: Professor Feliciano Galdino (centro), Escola Délia Galdina Duarte, Bairro Morro da Boa Vista.
Foram eleitos: Jessica Caroline Conceição de Almeida Ribeiro (102 votos); Lucila Pereira da Guia Mendes (78 votos); Suzique Benedito de Jesus Silva (102 votos); Ana Maria da Silva (114 votos; e Adrielle Vanice da Conceição (125 votos). Eles tomarão posse no cargo em janeiro de 2024 e aturam durante o quadriênio 2024/2028.
Os candidatos foram avaliados de acordo com os critérios do edital 02/2023 e em conformidade com o art. 139, §2º, da Lei Federal n.8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
As fases do seletivo começaram em maio deste ano com a abertura/prorrogação das inscrições dos interessados. Na época, 14 pessoas se inscreveram para concorrer às cinco vagas disponibilizadas no processo, que foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município (CMDCA). Assim, o processo de seleção foi composto por quatro etapas: inscrição; prova de conhecimentos teóricos sobre os direitos da criança e do adolescente, língua portuguesa e noções de informática; avaliação psicológica; e eleição por meio de voto da população, realizado ontem.
O trabalho dos conselheiros será de 40hs/semanais com vencimento mensal de R$ 1.675,31. O horário de expediente é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Entretanto, ficam sujeitos a períodos de sobreaviso, inclusive nos fins de semana e feriados, conforme dispõe a Lei Municipal n. 1.060/2023 ou a que a suceder. Claro, a jornada extraordinária em sobreaviso será remunerada ou compensada.
O vice-prefeito de Livramento, Thiago Almeida (PSB), votou na Escola Délia Galdina e fez questão de registrar a ação. Na rede social, Thiago postou foto próximo a urna e destacou ter acabado de exercer a sua cidadania indo votar para escolha dos conselheiros. O prefeito Souza não participou. Este se encontra em repouso após passar por cirurgia de cateterismo na última sexta-feira, 29 de setembro.
Fonte: Assessoria da Prefeitura