Repleto de funcionalidades, o novo modelo de orelhão acaba de ser apresentado na Itália e está incrível! As “estações inteligentes”, como estão sendo chamadas essas novas cabines, prometem revolucionar a maneira como nos conectamos nas ruas das cidades.
Essas instalações vão além de simples telefones públicos. Elas permitem que o usuário emita bilhetes de transporte público, chame um táxi ou faça uma reserva em um restaurante. E, é claro, você ainda poderá fazer chamadas gratuitas para números nacionais fixos e móveis.
“Com este projeto, transformamos a tradicional cabine telefônica criada na década de 1950 numa instalação multisserviços de nova geração que ajudará a tornar as nossas cidades mais sustentáveis”, disse Pietro Labriola, CEO do Grupo TIM.
As novas funcionalidades
Os primeiros orelhões modernos foram instalados em Milão e a TIM informou no site do grupo que planeja implantar mais 2.500 cabines digitais em 13 cidades italianas.
A nova versão do orelhão é completamente digital e funciona com tecnologia touch screen. Os usuários terão vários serviços, que são cobrados individualmente, sob a forma de crédito.
Dá para emitir bilhetes de transporte público ou atrações turísticas, como museu. Também é possível chamar um táxi e fazer uma recarga de celular. E não para por aí.
Botão do pânico para mulheres
Além de toda essa modernidade, as cabines inteligentes também trazem um recurso fundamental para a segurança das mulheres. O botão do pânico, denominado “Mulheres+”, permite que as mulheres peçam ajuda em tempo real quando se sentirem em situações de risco.
A iniciativa visa a redução da violência e dos pequenos crimes cometidos contra as mulheres nas ruas italianas.
Acessibilidade no novo orelhão
Outro ponto importante a ser destacado é a acessibilidade.
As cabines foram projetadas para serem completamente acessíveis para pessoas com deficiência, com aplicações ativadas por sensores que garantem que limitações motoras, linguísticas ou visuais não impeçam o uso das funcionalidades.
Leia mais notícia boa:
Super tecnologia
De acordo com a TIM, as novas cabines têm como base de funcionamento as tecnologias 5G, Internet das Coisas e inteligência artificial (IA).
Essa combinação de tecnologias de ponta promete tornar as cidades mais conectadas e eficientes.
“Aproveitamos, assim, a oportunidade para dar parte do nosso patrimônio, obsoleto pelos nossos novos hábitos, um novo sopro de vida, fazendo-o evoluir e se tornar um importante dispositivo de segurança para mulheres em situações de perigo”, concluiu Pietro Labriola, CEO do Grupo TIM.
Não há ainda uma data para o novo orelhão chegar ao Brasil, mas já estamos na torcida!
Agora o velho orelhão, pra matar saudade…
Fonte: sonoticiaboa