A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, abriu na noite de segunda-feira (25/09), o Encontro Formativo: Um Olhar Especial para Educação Inclusiva.
O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, no auditório Maria Sophia Leite, é voltado para mais de 500 profissionais da educação e tem como palestrante a professora Mestra Wania Boer.
A prefeita Eliene Liberato disse que a educação e os cuidados na primeira infância são amplamente reconhecidos como fatores essenciais para o desenvolvimento integral da criança. “A proposta para realização deste Encontro Formativo tem o objetivo de promover qualificação para os profissionais que atuam na Educação da Rede Municipal, proporcionando momentos de diálogo, debates e reflexão sobre os direitos de acesso, permanência e aprendizagem da criança com Necessidades Educacionais Especiais de maneira que possam desenvolver práticas inclusiva de qualidade para todas as crianças”, explicou Eliene.
Para o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a qualificação profissional é um dos compromissos dos municípios no Pacto Interinstitucional pela Educação na Primeira Infância em Mato Grosso que é qualificar ainda mais os docentes acerca das novas metodologias e estratégias pedagógicas que favoreçam a educação inclusiva, focada nas singularidades do sujeito em suas potencialidades. “E a prefeitura assumiu este compromisso. Serão dois dias de atividades com uma das maiores autoridades da educação inclusiva no Brasil, a professora Wania Boer, aproveitem esta oportunidade”, expressou Fransérgio.
Para a coordenadora pedagógica da SME, Luicana Gattass Crepaldi, as formações contribuem para que a escola inclusiva possa propor um novo olhar pedagógico: diferentes dinâmicas e estratégias de aprendizagem para todas as crianças, e complementação, adaptação e suplementação curricular quando necessários. “A escola, a sala de aula e as estratégias de aprendizagem é que devem ser repensadas para que a criança possa se desenvolver e aprender”, observou.
Na primeira noite a professora Wania Boer proferiu a palestra: Educação Inclusiva e Educação Infantil: como caminham juntas?
Nesta terça-feira (26), o evento continua com a temática “Escola Inclusiva – questões de direito e deveres e como trabalhar com alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA”.
Fonte: Assessoria da Prefeitura