O SUV elétrico da Ford, Mustang Mach-E passou por recall em junho por conta do mau funcionamento dos contadores de alta tensão. O modelo está previsto para chegar ao Brasil em outubro, mas já é alvo de investigação de órgão de fiscalização norte-americano.
SUV elétrico da Ford Mustang Mach-E é motivo de reclamações
De acordo com o site Car and Driver 49 mil veículos precisam passar por uma atualização desde 2022, uma vez que no pior dos cenários o veículo pode parar repentinamente e causar acidentes.
A solução encontrada pela Ford é a instalação do software over-the-air (OTA) que irá reduzir a energia dos contadores, que acabam esquentando demais. Além disso, vai substituir a caixa de junção da bateria de alta tensão
A empresa chegou a emitir um comunicado:
“O carregamento rápido DC e eventos repetidos de pedal totalmente aberto podem causar superaquecimento dos contatores principais da bateria de alta tensão.”
O superaquecimento pode causar arco e deformação das superfícies de contato elétrico, o que pode resultar em um contator que permanece aberto ou um contator que solda fechado. Um contator superaquecido que abre durante a condução pode resultar em perda de força motriz, o que pode aumentar o risco de acidente.”
Ford na mira da NHTSA
A National Highway Traffic and Safety Administration (NHTSA) abriu uma investigação sobre a solução da Ford para um problema que resultou no recall do Mustang Mach-E, de acordo com informações obtidas pelo site Car and Driver.
O motivo é que apesar da resolução apresentada, muitos proprietários relatam ocorrências de problemas mesmo após a atualização.
De acordo com o relatório da NHTSA, 12 consumidores reclamaram da solução oferecida pela montadora.
Além disso, uma reclamação do último dia 19 de agosto diz que o problema persiste mesmo com a substituição da caixa de junção da bateria de alta tensão duas vezes.
Diante disso, a entidade analisa a solução proposta pela Ford. O intuito é garantir que o problema seja efetivamente resolvido e que a segurança dos consumidores seja preservada.
Para isso, a abrangência vai além dos 49 mil veículos que exige o recall, mas sim pouco mais de 64 mil unidades.
São veículos fabricados entre 27 de maio de 2020 e 24 de maio de 2022, na fábrica da Ford em Cuautitlan, no México.
Além disso, a NHTSA alerta que os proprietários dos veículos afetados devem ficar atentos às informações divulgadas pela Ford e seguir as orientações para garantir a segurança e bom funcionamento de seus veículos.
O recall do Mustang Mach-E demonstra a importância do monitoramento para identificar e resolver quaisquer problemas de segurança, visto que a segurança dos motoristas, passageiros e demais usuários das vias deve ser sempre uma prioridade.
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Fonte: garagem360.com.br