Se você ainda não sabe como pagar o licenciamento do carro, ou qual a data de vencimento para isso, é preciso atenção!
Com o ano já acabando os prazos começam a se esgotar. Então, para se livrar de qualquer problema, vamos aprender sobre o que fazer nesse momento.
Como pagar o licenciamento do carro e sua importância
Quem tem um carro precisa, todo ano, quitar o licenciamento do automóvel. Afinal, este é um processo obrigatório para manter a legalidade dos veículos em circulação, emitindo o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Este pagamento possui prazos estabelecidos pelo órgão de trânsito local, logo, variam de acordo com a região do Brasil.
Assim, exige certa atenção dos proprietários para que não percam as datas.
Por exemplo, em São Paulo, define-se o calendário de licenciamento para 2023 de acordo com o final da placa. Os prazos começaram a vencer em 31 de julho, começando pelos finais de placa 1 e 2.
Outra prática comum é antecipar o pagamento do licenciamento para evitar o atraso e consequentes multas e penalizações.
Estas podem chegar a R$ 293,47, 7 pontos na CNH, e até a apreensão do veículo.
Tanto que o número de clientes que anteciparam o pagamento entre julho e agosto de 2023 dobrou em relação ao ano anterior.
Portanto, caso ainda precise quitar este licenciamento, fique atento às datas e facilidades existentes.
Tecnologia ajuda na quitação do licenciamento de forma prática
- Pagar o licenciamento do seu carro é muito simples. Primeiramente, a maneira mais tradicional é através da Guia de Arrecadação, quitada diretamente nos caixas.
- Outra forma é através da internet. Esta, totalmente online, pode ser feita pelo site do Detran do seu estado, caso ele tenha a opção disponível.
- Além disso, existem aplicativos e plataformas que auxiliam neste processo. Estes deixam tudo mais simples e direto, de forma a dar praticidade ao motorista que, muitas vezes, não tem tempo para lidar com os trâmites.
- Assim, o Gringo, aplicativo com mais de 10 milhões de clientes, oferece dicas e maneiras para simplificar o pagamento do licenciamento. Ele oferece flexibilidade de pagamento, incluindo parcelamento em até 12 vezes e a opção de somar multas ao valor do licenciamento.
- Em São Paulo, a emissão do CRLV-e pode ser feita diretamente no app. Isto mediante uma taxa de R$ 39,90.
- Além do licenciamento, o Gringo oferece outros serviços. Lá pode ser feito o pagamento de IPVA, consulta de documentos veiculares e CNH, seguros e empréstimos digitais.
Pronto, agora você já sabe como pagar o licenciamento do carro de maneira prática e segura. Assim poderá legalizar sua situação e continuar dirigindo com tranquilidade!
Fonte: garagem360.com.br