As oficinas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo da Empaer, Rogério Leschewitz. Em Itanhangá, aconteceu nos dois períodos. Pela manhã, na Escola Municipal Paulo Freire e, à tarde, na Floricultura Flor da Manhã. Em Tapurah, foi no Horto Florestal em parceria com Secretaria de Agricultura Familiar e Sindicato.
A iniciativa nasceu no município de Itanhangá com a promoção do 1º Workshop Cidades Inteligente e Resíduos Verdes, ocorrido no mês de agosto. O evento contou com mini palestras no intuito de despertar o olhar para negócios do futuro conectados a sustentabilidade.
A professora pesquisadora, Silvana Maria Dalmolin Wohl, explica que na ocasião foi anunciado a próxima etapa para contemplar a tecnologia social, através da oficina de compostagem em parceria com a Empaer.
“A metodologia adotada foi muito assertiva, as pessoas trouxeram suas dúvidas e curiosidades sobre o processo de compostagem. Foram apresentadas três possíveis praticas, a da leira que é o experimento, a do baldinho e o bokashi. A avaliação é a melhor possível, promoveu interação e o envolvimento dos participantes em pôr em pratica o que ouviram. A experiência está sendo ótima, superando o planejado”.
Entre os participantes, Elma Alves da Silva, proprietária de uma floricultura e um viveiro. Ela destacou que gostou muito e agregou conhecimento que já aplicava em seu negócio. “Já tritura as folhas, batia restos de alimentos no liquidificador, entendia o processo do chorume, entre outros, mas consegui aliar o que já sabia com as novas técnicas. O bokashi foi uma delas que é tipo de adubo orgânico”, frisa Elma.
O técnico da Empaer, Alfredo Derbotoli Neto explica que a ideia da oficina é mostrar o quanto a compostagem gera um adubo orgânico de excelente qualidade. “É o mais completo em termos de vida para a saúde do solo e para o desenvolvimento das plantas, além de gerar agregação de valores econômicos e ambientais melhorando a produção de alimentos saudáveis que reflete na segurança alimentar.
Parceiros
Em Itanhangá, o apoio do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leandro Pascoski e da agrônoma Adrielen Laiza Valiguzski, fez diferença.
Em Tapurah, a parceria contou com apoio do coordenador do Departamento de Agricultura Familiar, Reinaldo Kenede Alves e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Aelton Figueiredo.
Fonte: @empaer_mt