O gerente da Fazenda Macuco, Nereu Nicolodi, destaca o quanto as orientações vieram em uma boa hora. “Os limoeiros mais antigos precisavam dessa manutenção para continuarem produzindo. A didática dos técnicos é outro detalhe importante. Eles passaram toda informação que precisávamos saber e um pouco mais”.
Os técnicos da Empaer, Marcos Muniz de Menezes e Marcos Roberto Baptista Vasconcelos – promoveram duas situações. A primeira foi reunir o grupo com a apresentação do que seria realizado e discriminado as particularidades de cada cultura e de como seria a logística de trabalho.
No campo, foram percebidas outras dificuldades com necessidade de correções. Exemplo do sistema de irrigação e na cobertura do solo conhecida como ‘mulch’ natural.
Nos limoeiros, os técnicos orientaram na execução de quatro tipos de podas, sendo elas de limpeza, curativa, verde e de frutificação. De acordo com os técnicos a poda é uma das atividades mais importantes no manejo de plantas. “Ela permite induzir novas brotações, melhorar a quantidade e qualidade de flores e frutos, dar o formato desejado e até controlar pragas e doenças. Existem diferentes tipos de poda, cada um com sua função específica”, destaca Marcos Muniz de Menezes.
Na produção de café foi destacado o trato com os ramos danificado e a importância de algum tipo de curativo. Na orientação, foi usada a pasta bordalesa, feita pelos funcionários. O técnico Marcos Roberto Baptista Vasconcelos explica que ela é usada quando há pulverização devido a machucados ocasionados na planta, como exemplo a poda para evitar a entrada de patógenos. “A previsão do produtor é dobrar o plantio de café, além de incentivar mais de 200 agricultores familiares da região. Eles acreditam no potencial da propriedade que é enorme. A Empaer tem muito a contribuir e fazer um bom trabalho”, completa o técnico. A assistência técnica aconteceu na primeira semana do mês.
Fonte: @empaer_mt