Sophia @princesinhamt
Economia

Receita Federal disponibiliza consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2021

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Receita Federal liberou na manhã desta quinta-feira 22 a consulta ao quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda de 2023 no site da instituição.

O pagamento desse lote será feito a 1,2 milhão de contribuintes na sexta-feira 29. Ao todo, serão pagos R$ 1,96 bilhão. O depósito é feito diretamente na conta bancária ou pela chave Pix informada na entrega da declaração.

Quem não tiver o pagamento agendado, estará na malha fina.

Quem recebe a restituição?

Os contribuintes com prioridade legal seguem recebendo a restituição antes dos demais. São eles:

– contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;

– idosos acima de 60 anos;

– contribuintes com alguma física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;

– quem optou por fazer a declaração pré-preenchida e que pediu a restituição via Pix.

Para saber se vai receber a restituição no quinto lote, o contribuinte pode fazer a consulta no Meu Imposto de Renda ou no site da Receita.

Em todos os sistemas, o contribuinte descobre se a restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências.

Nesse último caso, as correções daqueles que estão na malha fina podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.

Malha fina

A Receita também informou que mais de 1,3 milhão de declarações foram retidas na malha fina. Esse corresponde a 3,1% do total de documentos entregues.

Entre todas as declarações retidas, mais da metade delas (58,1%) apresentam na dedução de despesas médicas.

Em seguida, aparecem a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes (com 27,6%) e as divergências entre os valores retidos na fonte (10%).

Segundo o Fisco, do total de declarações retidas na fonte, 954,8 mil têm imposto a restituir, 386,1 mil apresentam imposto a pagar e 25,9 mil não têm valor de imposto a restituir e nem a pagar.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.