A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, atualizou suas tarifas no último domingo (10). O preço do gás natural veicular (GNV) foi reduzido em 5,8%. Com essa redução, o uso do GNV se torna ainda mais vantajoso para o motorista, pois a economia pode superar 40%, quando comparado ao uso da gasolina e do etanol. Saiba como a seguir.
Entenda como o GNV reduz os gastos dos motoristas
A redução de tarifas da Comgás é resultado da deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Artesp) nº 1.414/23.
Além de reduzir os gastos do motorista, o GNV é menos poluente quando comparado a outros combustíveis fósseis.
E pode ser facilmente utilizado pela maioria dos veículos do mercado com a instalação do chamado kit gás.
“A crescente necessidade de soluções que reduzam o impacto ambiental, além de rendimento, economia, instalação e manutenção fáceis e a alta disponibilidade, com mais de 230 postos abastecidos pela Comgás, fazem do GNV uma excelente escolha para os gestores de frota, sejam elas próprias ou locadas, leves ou pesadas”, destaca Guilherme Santana Freitas, chefe de GNV da Comgás.
Um aspecto importante que deve ser levado em consideração nos veículos de passeio é a eficiência e o rendimento do GNV, que rende o dobro do etanol.
Por exemplo, se um automóvel que utiliza GNV consegue rodar em média 14 quilômetros por metro cúbico, na comparação com etanol ele percorre, em média, apenas 7 km por litro, enquanto que com gasolina são somente 10 km/l.
“Um carro de passeio que rodar 5 mil quilômetros em um mês, poderá economizar R$ 1 mil no período. É uma economia muito relevante, pois são, em média, R$ 200 a menos a cada mil quilômetros rodados”, afirma Freitas.
Uso do combustível GNV em veículos pesados é ainda mais vantajoso
Para se avaliar o custo do combustível em veículos pesados, considerando os rendimentos do gás natural veicular e do diesel e os preços médios desses combustíveis nos postos, a economia do combustível GNV supera 15% por quilômetro rodado frente ao diesel.
A economia pode ser ainda maior quando aplicada em projetos customizados, e a Comgás tem cada vez mais atuado para incentivar a criação de garagens de abastecimento em transportadoras e indústrias, o que pode reduzir o custo do frete como um todo.
Se uma empresa de logística consegue viabilizar a instalação de um posto próprio de abastecimento dentro de sua sede, a economia de combustível pode ficar entre 30% a 40% comparado com o diesel vendido em postos convencionais.
A distribuição do gás natural aos postos é realizada por tubulações, processo que minimiza o risco de desabastecimento, como pode ocorrer com outros tipos de combustíveis que tem parcela significativa importada e são distribuídos por caminhões.
Outra vantagem que se destaca no caso de frotas pesadas está relacionada ao meio ambiente.
Além da redução chegar até 20% na emissão dos gases do efeito estufa, a geração de poluentes locais e material particulado supera 90%. “O gás natural veicular praticamente elimina a ‘fumaça preta’ expelida pelos motores convencionais dos caminhões”, aponta Freitas.
Fonte: garagem360.com.br