O leilão de carros da Receita Federal sempre atrai a atenção. Afinal, é uma chance de pessoas e empresas adquirirem veículos de todo tipo a preços que entram no orçamento. Os detalhes você confere agora!
O que é o leilão de carros da Receita Federal?
De tempos em tempos a Receita Federal executa leilões públicos de mercadorias retidas ou apreendidas. Confira o que você precisa saber sobre o tema:
- Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar deles, o que se mostra uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir certos produtos.
- Entre eles estão carros diversos. Assim, como se trata de um leilão, é possível controlar os gastos e adquirir modelos por preços bem mais em conta.
- Estes leilões são feitos pela internet e qualquer um pode acompanhar. Para participar é preciso ler atentamente o manual do licitante, disponível no site do governo federal.
- Já o sistema do leilão é todo através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – e-CAC.
- No entanto, é preciso atenção. Qualquer irregularidade ou descumprimento das regras coloca o participante sob risco de sanções graves.
- Além disso, a própria Receita informa que não se trata de uma venda. Isto porque o leilão tem caráter de licitação. Assim, está sujeito a diversas regras específicas que devem ser respeitadas.
As regras do leilão são rígidas com motivo
- No momento em que são anunciadas as mercadorias elas são distribuídas em lotes. Assim, deve-se fazer uma oferta para o lote como um todo, e não itens separados.
- Leia atentamente todas as cláusulas do edital e o Manual do Licitante. É de extrema importância estar ciente de todos os processos e regras para evitar erros ou mesmo irregularidades perante a lei na aquisição de um lote.
- Verifique o prazo e o local de visitação dos lotes. Os editores divulgam todas essas informações. Além disso, verifique constantemente os avisos e erratas publicados para possíveis mudanças.
- Fique atento ao prazo de validade das certidões e documentação exigida para participar dos leilões. Para participar do leilão, os procedimentos específicos devem ser tomados.
- Observe a data de encerramento da etapa de propostas. Assim poderá enviar a tempo a sua para o lote desejado e não perder a oportunidade.
- Faça apenas propostas realistas, com as quais possa arcar. Isto porque quem arremata e não paga está sujeito a sanções. Depois de encerrada a etapa de propostas não será possível desistir da oferta.
- Há incidência de ICMS e pode haver cobrança de tarifa de armazenagem. A retirada das mercadorias é responsabilidade do arrematante. Os editais informam os locais de retirada
- Não há garantia ou direito à devolução do produto! Como diz o manual, o leilão não é uma loja, mas sim um processo de licitação.
Portanto, se tem interesse no leilão de carros da Receita Federal não perca tempo. Estude o manual e editais e se prepare para arrematar aquilo que mais te interessar! Afinal, nada melhor que economizar na compra de carros.
Fonte: garagem360.com.br