Sophia @princesinhamt
Turismo

Números revelam o crescimento do turismo em Mato Grosso do Sul

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As belezas naturais de Mato Grosso do Sul seguem atraindo turistas do mundo todo. E o movimento, que cresce a cada ano, aquece a economia e ajuda a manter o estado em um lugar de destaque no setor.

2024 word2
Riu Sucuriú, Em Bonito. (Foto: Hudson Garcia)

Conforme o Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, em 2022, a atividade turística no estado movimentou cerca de R$ 21,6 bilhões. É resultado positivo, que têm se mantido, desde o início deste ano.

Bonito, várias vezes eleito como o menor destino de turismo no País, segue como destaque, mas não está sozinha na lista de localidades com potencial de atrair visitantes.

No ano passado o município recebeu cerca de 280.391 turistas, conforme o Observatório do Turismo e Eventos da cidade. O dado representa um aumento de 36,47% em relação ao ano de 2021, quando o município recebeu 205.460 visitantes.

Quem chega na cidade, claro, vai de contado com natureza exuberante da região.

Em 2022 foram realizados cerca de 166.868 visitações a mais que em 2021. Foram 846.759 passeios em atrativos de aventura, flutuação, balneários, contemplação dentre outros.

Ainda nesta página, você pode ter acesso ao estudo completo, elaborado por Daniel Demétrio S. Bento.

Turismo em alta

Os primeiros dois meses deste ano registraram o maior aumento do movimento no turismo de Bonito, dos últimos oito anos. Em janeiro de 2023, recebeu 34.800 visitantes, o melhor mês da história aferida pelo Observatório, em números totais. Em seguida, o total de 21.883 visitantes tornaram fevereiro de 2023 o melhor fevereiro da série histórica. Só no primeiro bimestre, foram 56.683 turistas em Bonito.

Tanta procura também movimenta a rede hoteleira. O ano de 2022 teve a melhor média desde 2015, somando 58% – em janeiro foi 74% e em fevereiro 46%. Neste ano, tanto janeiro como fevereiro superaram a média dos mesmos meses no ano anterior, chegando a 79% e 55%, respectivamente. No Carnaval, entre 18 e 22 de fevereiro de 2023, a ocupação na cidade chegou aos 76%.

A arrecadação ficou em R$ 1,62 milhão em janeiro deste ano, enquanto o valor de fevereiro foi de R$ 1,24 milhão. Em 2022, o recorde de R$ 21,8 milhões foi arrecadado em Bonito.

Períodos de pico

Entre os dias 6 e 10 de setembro de 2023, durante o feriado prolongado da Independência do Brasil, Bonito registrou 21.392 visitações aos atrativos turísticos do município.

Aliado ao feriado prolongado, a cidade também recebeu no mesmo período, a segunda edição do evento nacional de mountan bike Brasil Ride, que contou com mais de mil atletas inscritos.

“No ano passado, estimamos que cada inscrito trouxe um acompanhante para a cidade. Já, nesta edição, eles trouxeram em média 3”, comemora o diretor de turismo de Bonito, Elias de Oliveira Francisco.

Francisco estima um movimento 15% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, na cidade. E o setor segue otimista em relação aos feriados de outubro.

“Já é cultural a cidade receber muitos visitantes neste período, por conta da semana do saco cheio. Inclusive, este feriado de outubro é um dos em que mais famílias viajam para Bonito. Para além disso também tem os festejos de aniversário da cidade, em 2 de outubro”, completa Elias.

Rota do turismo

Snapinsta.app 355148646 658747336067452 8851974066172198176 n 1080 1
Fim De Tarde Em Campo Grande. (Foto: Wilmar Carrilho)

Mas não é só o paraíso de águas cristalinas, que tem atraído turistas para o Estado.

De acordo com a Alumia, plataforma de inteligência turística de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (36,5%), Corumbá (5,1%) e as cidades vizinhas de Bonito, Jardim (4,2%) e Bodoquena (4,0%) completam o ranking das cidades mais procuradas pelos visitantes.

Outra especificidade apontada pela ferramenta é quanto ao perfil de quem chega a Mato Grosso do Sul.

A maioria dos turistas recebidos em 2023 são brasileiros (93 %) vindos de estados como São Paulo (41%), Rio de Janeiro (11,3%) e Belo Horizonte (5,3%).

Mato Grosso do Sul também recebeu turistas dos EUA (Estados Unidos da América) (1,2%), da França (0,5%), Alemanha (0,4%), e até mesmos filipinos, russos e suecos.

Investimento

O potencial turístico de Mato Grosso do Sul também está no radar de investimentos do governo federal. Em agosto, o ministro do Turismo, Celso Sabino, veio a capital especialmente para divulgar as ações e programas do Ministério do Turismo para apoiar o desenvolvimento do setor, em Mato Grosso do Sul.

As iniciativas incluem a disponibilidade de crédito com condições diferenciadas para financiamentos por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo), a empreendedores privados do segmento, como agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.

O Ministério do Turismo repassou R$ 201 milhões para a oferta de financiamentos do Fungetur. Desse montante, cerca de R$ 109,6 milhões foram destinados às instituições financeiras que atendem o Mato Grosso do Sul.

Nos últimos 12 meses

Se Mato Grosso do Sul é parada obrigatória para os amantes do ecoturismo, quem vive aqui também não abre mão de desbravar novos destinos. Conforme relatório da Kantar Ibope Media, mais de 286 mil campo-grandenses viajaram nos últimos 12 meses.

O carro ainda tem preferência entre os meios de transporte, 82,7% optaram por pegar a estrada de 4 rodas, seguido das viagens de ônibus (37%) e 33,8% de avião.

quem viajoou
Pesquisa Sobre O Perfil Dos Campo-Grandenses Que Viajaram Nos Últimos 12 Meses. (Pesquisa Kantar Ibope)

Os programas mais procurados pelos campo-grandenses, durante as viagens, são restaurantes (49,9%), shoppings centers (44,9%) e bares (32,3%). Praias (15,6%), parques (28,8%) e eventos culturais (17,6%) também estão entre as opções de lazer mais procuradas por quem sai de viagem da capital de Mato Grosso do Sul.

A pesquisa da Kantar Ibope também indica quais mídias de comunicação tem a maior identificação entre os campo-grandenses que viajaram nos últimos 12 meses.

preferencia
Pesquisa Sobre O Perfil Dos Campo-Grandenses Que Viajaram Nos Últimos 12 Meses. (Pesquisa Kantar Ibope)

O que eles assistem?

Dos campo-grandenses que deixaram Campo Grande para ir visitar outros destinos, 26,3 % confiam no que assistem na televisão. Destes, 76,7% assistiram a TV Morena nos últimos 30 dias.

A emissora, inclusive, é a que mais tem a confiança dos turistas que deixam Campo Grande: 27,6% dos campo-grandenses que viajaram apostam na credibilidade da TV Morena.

Outros 17,2% dos campo-grandenses que viajaram, confiam muito na internet e 18,1%, mais consomem as programações de rádios. Vale ressaltar que para além da televisão, a RMC (Rede Morena de Comunicação) está presente nas outras duas respectivas mídias.

Com mais de 690 mil novos usuários e quase 1,5 milhão de pageviews, o portal Primeira Pagina é opção de jornalismo on-line de qualidade, na palma da mãos dos sul-mato-grossenses. A rádio Morena FM também atinge todos os públicos de audiência no estado, dos 10 a 64 anos de idade.

Tenha acesso, abaixo, ao material desenvolvido por Daniel Demétrio S. Bento:

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.