No decorrer desses anos, pessoas e instituições exerceram importantes papéis no desenvolvimento de cidades, estados e países. Em Mato Grosso, não foi diferente. A transformação do Estado que é o maior produtor de grãos do Brasil teve a participação fundamental da Empaer.
Criada em 1964 com o nome de Acarmat, a Empaer é a soma da transformação e fusão de importantes entidades estaduais, como a Emater, Empa, Casemat e Codeagri. Com dias de campo, pesquisas e orientações técnicas para o cultivo de soja, algodão e arroz, a instituição deu o pontapé inicial para que Mato Grosso se tornasse essa potência agropecuária reconhecida internacionalmente.
Hoje, a Empaer é uma empresa pública de Mato Grosso ligada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e conta com mais de 400 colaboradores, entre técnicos, extensionistas, pesquisadores e funcionários do setor administrativo. Está presente em 132 dos 141 munícipios de Mato Grosso, sendo sinônimo de confiança e parceria para os agricultores familiares.
A Empaer é a instituição estadual responsável por executar políticas públicas e prestar serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária para a agricultura familiar de Mato Grosso, segmento responsável pela produção de 70% dos alimentos que compõem a mesa dos mato-grossenses.
A agricultura familiar representa hoje 68% dos estabelecimentos agropecuários do estado. São 108 mil famílias de agricultores, o que equivale a 20% de toda a população.
E é para produzir mais e de forma segura, com conhecimento técnico e acesso a novas tecnologias, que a Empaer atua ao lado dos pequenos produtores.
Os trabalhos realizados pela Empaer são diversos. Vão desde a assistência técnica, com orientações em cultivos e criações, e de extensão rural, com atendimento continuado para o desenvolvimento econômico e social das famílias rurais. Tem ainda a pesquisa agropecuária para a criação de soluções e tecnologias que melhoram a produtividade. A profissionalização e capacitação de agricultores, mulheres e jovens rurais. A realização de cursos, palestras, oficinas e dias de campo.
A difusão de boas práticas de fabricação e apoio na regularização de agroindústrias familiares. Elabora projetos de crédito rural que possibilitam recursos para desenvolver a propriedade rural e aumentar a produção no campo. É a responsável pela inscrição de agricultores no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Oportuniza informação e facilitação do acesso às políticas públicas. Apoia e orienta no associativismo e cooperativismo entre agricultores familiares. Planeja e organiza produtos e atividades turísticas no meio rural. Responsável pela produção e comercialização de mudas nativas, frutíferas e ornamentais. Produz e comercializa alevinos e realiza análises laboratoriais, incluindo de solo.
Todo esse trabalho gera um retorno econômico impressionante para o estado. A cada um real investido nas atividades da Empaer, R$ 7,21 retornam para a sociedade mato-grossense.
A equipe de profissionais da Empaer é multidisciplinar, formada por técnicos agrícolas, técnicos agropecuários, engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, médicos veterinários, biólogos, assistentes sociais, nutricionistas, engenheiros florestais, turismólogos, zootecnistas, economistas, técnicos em laboratório e técnicos em química. Eles compõem o quadro de técnicos, extensionistas rurais, extensionistas sociais e pesquisadores que atuam em todo o estado.
A Empaer conta com 122 escritórios locais e nove escritórios regionais; três centros regionais de pesquisa e transferência de tecnologia; núcleo de laboratórios; seis campos experimentais e nos quatro viveiros de produção de mudas da Empaer, além da equipe administrativa, em Cuiabá, para dar suporte na realização das atividades de campo.
Todo esse time trabalha para atender com eficiência o pequeno produtor e desenvolver a agricultura familiar de Mato Grosso. A Empaer sempre foi pioneira na busca por novas tecnologias e desenvolvimento do meio rural, com trabalho sério e verdadeiro amor pelo campo. Trabalha para desenvolver a agricultura familiar de Mato Grosso, estimulando o aumento da renda e da qualidade de vida das famílias rurais e incentivando a continuidade das atividades agropecuárias nas pequenas propriedades, de geração em geração.
Fonte: @empaer_mt