Você provavelmente conhece a paella, as tapas e o gaspacho. Mas a cozinha espanhola varia radicalmente de acordo com cada região, e todo cantinho tem as suas surpresas. Quem vem às Ilhas Baleares geralmente está pensando em praias, sol e mar. Mas, por aqui, há várias delícias que você dificilmente encontraria em outras partes do país — e cada ilha tem suas peculiaridades.
1. Ensaimada
Você vê as pessoas desembarcando de um voo procedente das Baleares e pensa: “gente, mas por que todo mundo está carregando uma pizza?”. Não é pizza, é ensaimada, embalada pra viagem numa caixa de papel oitavada. Tradição secular em Maiorca (ainda que seja consumida em todas as ilhas), é uma espécie de rosca doce feita de farinha, água, ovos, açúcar, massa madre e gordura de porco que, em maiorquino, se diz saïm (daí o nome). Pode ser recheada de cabelo de anjo, chocolate, creme… A ideia é esquentar um pouco e jogar açúcar de confeiteiro por cima. Basta experimentar pra entender por que todo mundo quer levar uma pra casa.
2. Pastissets
Uma inocente bolachinha feita de gordura de porco, gema de ovo, água, açúcar e farinha em forma de flor. Mas basta uma mordida pra você sucumbir a esse quitute que os menorquinos oferecem aos convidados e nas celebrações familiares como Natal e San Juan. Na sobremesa, vem acompanhada de vinho doce. Uma tentação.
3. Queso de Mahón
É o queijo com denominação de origem de Mahón (capital de Menorca), produzido com o leite das vaquinhas que você verá pastando placidamente pela ilha. Pode ser semicurado (mais molinho) ou curado (duro tipo parmesão), pra comer puro, com pão ou em receitas. Graças ao queijo de Mahón, Menorca é um paraíso da cheesecake, que aqui ganha um toque meio salgadinho e não tem a camada de biscoito por baixo. Divino.
View this post on Instagram
4. Coca de pimientos
Uma espécie de torta de massa fininha coberta com pimentões assados. Simples assim, é a larica número um de Ibiza.
5. Caldereta de langosta
A caldeirada de lagosta, com o crustáceo ensopadão, é o prato estrela de Menorca e os restaurantes de Ciutadella e Fornells são os mais renomados na elaboração do prato. Custa uma fortuna, mas você vai querer lamber o prato.
6. Pomada
Pouca gente sabe, mas o gim é a bebida típica de Menorca — herança da colonização inglesa. E a pomada é um drink com gim menorquino, o Xoriguer, com refrigerante de limão. Desce (e sobe) que é uma beleza. Alguns lugares servem uma versão mais sofisticada e menos doce, com limão natural e água com gás.
7. Sobrasada
É a grande estrela dos embutidos baleares, muito tradicional em Maiorca e Menorca. Parece uma salsicha gorda de um vermelho vivo e, à primeira vista, não é uma coisa que dá água na boca. Mas é bom de-mais. Feita com carne de porco, pimentão, pimenta e especiarias, é curada e vira uma espécie de patê pra passar no pão. Fica uma delícia com um pouco de mel e também dá um toque a alguns pratos.
8. Carn-i-xulla
Você bateria o olho e chamaria de salame. Mas o gosto é bem diferente. Típico de Menorca, esse embutido é feito de carne magra e toucinho de porco com pimenta preta e outros condimentos. Requer ruma elaboração muito delicada e curação mínima de três semanas.
9. Cuixot
Aqui já chegamos ao nível avançado dos embutidos, na categoria “ame ou odeie”: feito de vísceras de porco “embrulhadas” na pele do animal e cozido com especiarias. Não é pra todo mundo, mas é algo extremamente único, tipicamente menorquino.
Fonte: viagemeturismo