Mais um local do país avança no resgate histórico da população preta no Brasil. O governo de São Paulo autorizou um novo feriado estadual, é o Dia da Consciência Negra.
A decisão foi publicada no Diário Oficial e já está valendo. Portanto, em São Paulo, será feriado no próximo dia 20 de novembro.
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia e ficou conhecido por representar a resistência, a luta e o combate à escravidão.
Dia da Consciência Negra
Para historiadores e cientistas sociais, adotar um novo feriado é importante.
A ideia é que colocar o tema em debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, valorizando as raízes e resgatando a história.
Zumbi, por exemplo, foi um líder combativo quilombola da região de Palmares, hoje Alagoas, antes Pernambuco. Resistiu, lutou e combateu. Foi morto e a cabeça dele colocada no alto de um poste.
Porém, a história de Zumbi e o legado dele permanecem. Exemplo e ícone, a data da morte do líder entrou para o calendário escolar, em 2003, e passou a ser reverenciada.
Leia mais notícia boa
Feriado em vários locais do país
Em pelo menos sete estados e no Distrito Federal, a data de 20 de novembro é feriado.
Agora São Paulo se une a Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão.
Há, ainda, municípios que decretaram a data como feriado municipal do Dia da Consciência Negra.
Com informações do governo de São Paulo
Fonte: sonoticiaboa