Uma virada inesperada no clima surpreendeu e agradou cuiabanos e várzea-grandenses no início da tarde desta quarta-feira (13). O clima, que durante toda a manhã foi de calor intenso, virou bruscamente. Rajadas de vento trouxeram um alívio quase que instantâneo, e também muitas nuvens, com direito e chuvas em vários pontos das duas cidades.
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para a tarde e noite desta quarta-feira e de que céu se mantenha com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com termômetros podendo chegar à casa dos 27°C.
Conforme o Inmet, a previsão deve se extender até o início da próxima semana, com possibilidade de chuvas e trovoadas até o próximo domingo (17). De acordo com a previsão, até lá, os termômetros devem oscilar entre a mínima de 25°C e 40°C.
Mesmo sem um alerta de tempestade e ventos fortes para a capital de MT, a população deve se prevenir, evitando durante as chuvas, se abrigarem debaixo de árvores e marquises de prédios, além de evitar estacionar veículos próximos à placas de Outdoor, árvores velhas, redes de alta tensão e locais com possibilidade de alagamento.
AGOSTO CHUVOSO
Conforme balanço feito pelo Inmet, em agosto deste ano, Cuiabá registrou 14,4 milímetros (mm) de chuva. Embora parecendo pouco, o valor é o maior desde 1991 e superou em 9% a média histórica de chuvas para o período, que é de 13,2 mm.
De acordo com o relatório, Cuiabá teve apenas um dia de chuva significativa no mês, no 26º dia dom mês, onde o volume de chuva foi de 14,2 mm.
Além disso, segundo o balanço do Instituto, A maior temperatura registrada em agosto na capital de MT foi de 41,8°C, no dia 23; enquanto a menor temperatura mínima foi de 18,3°C, no dia 4 do mês.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews