A ideia do Felipe Luiz Seixas, de 38 anos, é genial e tem prestado um serviço necessário para a população de Natal, no Rio Grande do Norte. Estudante de TI, ele ganhou um prêmio por criar um app gratuito que ajuda as famílias a manterem as vacinas em dia.
Segundo o estudante de Tecnologia da Informação, a ideia surgiu na faculdade, quando ele precisou colocar em prática o aprendizado e optou por fazer algo pela população. O “Vacinas Natal” nasceu em 2019 e desde então já ajudou 15 mil famílias.
Com a iniciativa, Felipe recebeu indicação para o programa de impacto social de pré-aceleração de startups do RN por três vezes e recebeu premiação em duas delas. “A iniciativa foi premiada pelo Sebrae. Ficamos em 3º lugar no programa de impacto social de pré-aceleração de startups do RN”, conta orgulhoso o desenvolvedor ao Só Notícia Boa.
Pré-aceleração Sebrae-RN
O programa de impacto social de pré-aceleração de startups do Sebrae, ajuda empresas que causam um impacto social ou ambiental em uma comunidade. As inscrições são feitas por edital e as melhores ideias são selecionadas pela instituição.
Para Felipe, receber a aprovação e possibilidade de participar do programa foi algo muito motivador.
“Somente por estar entre tantos projetos de impacto social e que ajudam a população, eu já estava satisfeito em participar e competir pelo prêmio”, contou o desenvolvedor.
Ele conta que foi um momento marcante, que só o encheu de orgulho por saber que estava fazendo algo pela população da cidade onde mora.
“Senti uma afirmação que eu estava fazendo algo de grande impacto mesmo. Que estava no caminho certo. Pois a banca era experiente e a concorrência (pessoas e iniciativas) eram excelentes”, explicou Felipe.
“O pessoal veio me cumprimentar e falando que merecia e tal. Então fiquei meio sem palavras e depois de alguns dias foi ‘caindo a ficha’, completou.
“Foi de muita surpresa e emoção. Pois até falarem os vencedores, eles comentam sobre todos as iniciativas”, disse o desenvolvedor.
Serviço para a população
A iniciativa de Felipe, segundo as estatísticas do próprio aplicativo, já ajudou mais de 15 mil pessoas a manterem as vacinações em dia.
Além de prestar um serviço totalmente voluntário para a população, o Felipe ainda ajuda a prefeitura a manter as metas vacinais em dia.
“Pensei em Saúde pública, pois exige muita energia e esforço das famílias e num momento de fragilidade quando estão doentes”, explicou Felipe.
Hoje o “App Vacinas Natal” já está disponível para aparelhos Android e, com o sucesso do piloto, Felipe pretende disponibilizar o serviço também para sistema iOS, além de expandir para outras cidades.
Necessidade pública
Felipe explicou que durante as pesquisas, notou que muitas famílias davam viagem perdida quando desejavam vacinar.
“Nos primeiros 15 meses de vida da criança, são 25 vacinas, no mínimo 10 deslocamentos. As viagens perdidas ocorrem por diversos motivos, então a solução que encontrei foi inserir num mapa os locais e horários de vacinação”, contou o desenvolvedor..
O aplicativo foi lançado em 2019 e Felipe mantém todo o serviço funcionando sozinho. Ele disponibilizou um mapa, onde os vacinadores também podem atualizar, mas tudo é feito de forma voluntária.
Leia mais notícia boa:
Vaquinha
Hoje o Felipe precisa de apoio financeiro para expandir o aplicativo e ajudar ainda mais pessoas.
Além de querer disponibilizar o serviço para aparelhos iOS, ele também quer ter a chance de expandir para outras cidades e poder ajudar ainda mais pessoas.
Há uma vaquinha aberta para gerar esse incentivo.
Você pode doar pelo PIX e-mail app-vacinas@sovaquinhaboa.com.br ou no site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui.
Vamos apoiar essa ideia tão bacana do Felipe?
Para testar o app Vacinas Natal, basta acessar este link.
Fonte: sonoticiaboa