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Tecnologia

Adobe incorporará inteligência artificial (IA) ao Photoshop em meio a preocupações com desemprego e proliferação de imagens falsas em larga escala

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A gigante do software Adobe anunciou que integrará IA generativa em seu programa Photoshop amplamente usado, minimizando os temores de que a medida leve à perda de empregos e falsificações em massa.

A marca mais associada à edição de imagens incorporará o produto de IA generativa Adobe Firefly, lançado como beta há seis semanas, criando uma ferramenta que a empresa diz que se tornará um “copiloto” para o design gráfico em vez de um substituto para humanos.

Usando o recurso de “preenchimento generativo”, os usuários do Photoshop poderão adicionar, expandir ou remover itens indesejados das imagens usando um prompt de texto semelhante aos usados por Dall-E e Midjourney, como “dachshund de cabelos longos com longos cabelos arco-íris esvoaçantes”.

O recurso de preenchimento generativo estará disponível na versão beta de desktop a partir de terça-feira, com um lançamento mais amplo previsto para o final de 2023.

A Adobe usa IA em suas ferramentas há mais de uma década, como a ferramenta de substituição de plano de fundo no Photoshop. Mas a integração do Firefly ao Photoshop expandirá a oferta, permitindo a criação de imagens e modelos do zero e tornando as edições mais rápidas nas fotos.

Desde o lançamento da IA geradora de imagens, muitos artistas levantaram preocupações de que a IA tenha sido treinada em obras de arte sob direitos autorais. A Adobe procurou evitar esse problema treinando a IA Firefly em imagens de 100 milhões da biblioteca de estoque da Adobe, bem como imagens em domínio público onde os direitos autorais expiraram.

A diretora de mídia digital e estratégia da Adobe Ásia-Pacífico, Chandra Sinnathamby, disse que a ferramenta tornaria mais fácil para as pequenas empresas fazerem seu próprio design gráfico, mas elas foram planejadas como um copiloto para acelerar o processo, em vez de substituir os designers gráficos completamente.

“A ideia toda é: como ajudar esse criativo a acelerar e a criar conteúdo em escala, com precisão e velocidade?”, disse. “Na maioria das campanhas, você tem que colaborar com várias coisas diferentes. Então, como podemos acelerar esse processo de colaboração?”

Como as falsificações de IA causam confusão online, Sinnathamby disse que a Adobe tentou definir um padrão, com credenciais de conteúdo atuando como um marcador em imagens que foram criadas ou editadas usando IA. A Adobe tem 1.000 membros de sua iniciativa de autenticidade de conteúdo e disponibilizou a tecnologia amplamente desde 2019.

“É uma das coisas que segue esse ativo, não importa para onde ele vá, e, portanto, é sempre transparente de onde veio o ativo digital”, disse Sinnathamby.

Artistas que contribuíram para fotos na biblioteca de IA também são identificados usando essa tecnologia de rastreamento e pagos quando seu trabalho é usado, de acordo com Sinnathamby.

Fonte: Andre Lug

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Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo