Uma equipe de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, composta por quatro agentes e três cães farejadores, foi enviada na manhã deste domingo (10) em missão especial ao Rio Grande do Sul, para atuar nas ações de resgate as vítimas do ciclone extratropical, que atingiu o estado na última semana e, até o momento, resultou na morte de 46 pessoas.
A equipe, composta pelo capitão Daniel Alves e sargento Daiane Ribeiro, da cidade de Sorriso (397 Km de Cuiabá), subtenente Wanderson Tavares, de Barra do Garças (514 Km da capital) e o soldado Francisco Nascimento, de Várzea Grande permanecerá em solo gaúcho por tempo indeterminado.
Também foram enviados para auxiliarem na missão os cães de busca Maya, Bela e Thayron.
“São cães certificados nacionalmente pela Ligabom e treinados para atuar em situações de desastres como este, que atinge o Rio Grande do Sul. Thayron, por exemplo, já atuou nos desastres em Brumadinho e Petrópolis. Estaremos lá para auxiliar as operações de buscas que já estão em andamento”, destacou o capitão-bombeiro Daniel Alves, que lidera a equipe.
Inicialmente, a equipe mato-grossense ficará na cidade de Encanto, a 144 Km ao norte da capital, Porto Alegre. Todavia, conforme a demanda, deverão ser distribuídos para outras cidades pelos comandantes das frentes de resgate.
CICLONE
Ao todo, 93 municípios gaúchos foram atingidos pelo ciclone extratropical na última semana.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 46 pessoas ainda estão desaparecidas, sendo 8 em Arroio do Meio, oito no município de Latejo e outras 30 em Muçum, cidade mais devastada pelo fenômeno climático.
Além disso, mais de 4,7 mil pessoas estão desabrigadas e outras 20,4 mil desalojadas. Ao todo, mais de 340 mil pessoas foram afetadas pela tragédia em todo o estado.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews