Conhecida como a “trilha mais romântica da Itália“, a Via dell’Amore é um percurso pavimentado de pouco mais de um quilômetro entre Riomaggiore e Manarola. Esses são dois dos cinco vilarejos que compõem as Cinque Terre, na região da Ligúria, com casinhas coloridas suspensas em penhascos que terminam no mar.
Um deslizamento de terra, que deixou quatro turistas feridos, levou a trilha a ser fechada em 2012. Depois de passar por uma extensa renovação, ela deve ser totalmente reativada em julho de 2024. Porém, 170 metros do caminho foram abertos para visitantes por um período experimental, que começou no dia 1º de julho e vai até 30 de setembro. Veja nas fotos abaixo:
View this post on Instagram
A Via dell’Amore foi construída durante a modernização da linha ferroviária entre Gênova e La Spezia no início do século XX, para que os trabalhadores pudessem circular entre Riomaggiore e Manarola enquanto um túnel estava sendo construído.
A face do penhasco foi esculpida para dar lugar à trilha que, reza a lenda, acabou se tornando ponto de encontro de casais apaixonados dos dois vilarejos – daí o nome.
Durante o processo de restauração, uma malha de aço foi usada para conter as rochas acima e abaixo do caminho. Também houve a instalação de um sistema de monitoramento para antecipar possíveis deslizamentos de terra.
Além disso, estão sendo estudadas medidas para evitar aglomerações. Para percorrer o trecho que foi temporariamente aberto da Via dell’Amore, é preciso reservar um tour coletivo de 30 minutos de duração que custa cinco euros (incluindo entrada para o Castelo de Riomaggiore).
A ideia é que, caso o teste seja bem sucedido, esse modelo seja empregado para visitar toda a trilha em 2024. Veja, nas fotos abaixo, a trilha completa:
View this post on Instagram
Sentiero Azzuro
A Via dell’Amore é uma das quatro seções de uma trilha maior chamada de Sentiero Azzuro. Esse percurso completo conecta as Cinque Terre: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Ou seja, a Via dell’Amore corresponde ao primeiro trecho.
São doze quilômetros de extensão no total, geralmente percorridos em torno de cinco horas. Para fazer a trilha, é preciso adquirir o Cinque Terre Trekking Card, que custa € 7,50 por um dia e € 14,50 por dois. Mais informações aqui.
As fotos abaixo mostram algumas das paisagens no trecho Vernazza–Monterosso do Sentiero Azurro:
View this post on Instagram
Fonte: viagemeturismo