Você é daqueles que curte um carro envelopado, seja pela proteção ou mesmo pelo aspecto ousado que o item atribui? Veja quanto custa em média esse procedimento e quais as regras que regem a ação.
Carro envelopado
Envelopar o carro tem sido uma prática cada vez mais comum no Brasil nos últimos anos.
Seja para divulgar uma marca ou mesmo preservar a pintura do veículo, essa prática, antes muito incomum no país, tem mais adeptos agora.
Apesar disso, a plotagem, como também é conhecida, precisa ser realizada por profissionais especializados já que exige cuidados para não descaracterizar o carro ou ficar completamente diferente do design e cor do modelo.
Outra motivação que o envelopamento encontra morada é no fato de ser mais barata do que uma pintura nova para o veículo.
Dessa forma, muita gente recorre ao envelopamento como forma de economizar cerca de 70% do que gastaria com uma pintura nova.
O tempo para esse serviço também costuma ser bem menor, em média três dias, contra duas semanas de uma pintura nova.
Quanto custa
O preço desse serviço pode variar, assim como o material utilizado, no entanto, a média de custo para a aplicação é de R$ 3 mil.
O que diz a lei
Segundo a resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), toda e qualquer alteração com relação à originalidade do veículo precisa ser autorizada, sobretudo em modificações mais abruptas.
‘’As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento’’.
Do mesmo modo, caso o veículo seja modificado de forma agressiva e não seja comunicado (e autorizado) pelos órgãos competentes, o(a) proprietário(a) poderá ser punido(a).
De acordo com o Detran, a realização da ação sem autorização prévia é considerada infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Como fazer
Para realizar o envelopamento de modo correto como manda a legislação de trânsito do país, o(a) proprietário(a) precisa preencher um formulário do Detran.
Ao ser autorizado pelo departamento, o envelopamento poderá ser realizado, assim como a alteração do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Você pode gostar: Faça você mesmo o check-up completo do seu carro em apenas 6 passos
Fonte: garagem360.com.br