Da Redação
Escolas estaduais de Mato Grosso receberam aparelhos de ar condicionado para a climatização das salas de aula, a partir de emendas parlamentares do deputado estadual Max Russi (PSB). O parlamentar assegurou intensificar os encaminhamentos na Educação, caso seja reeleito. “Precisamos continuar focados nesse trabalho muito importante, pelo fato de Mato Grosso ser um Estado característico por suas altas temperaturas”, argumentou.
Para se ter um ideia, São Pedro da Cipa, Dom Aquino e Alto Taquari já foram contemplados com aparelhos de ar condicionado. Conforme o último levantamento, o aporte total de investimentos para esses municípios é superior a R$ 1,5 milhão.
Em reunião política no fim de semana, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou a efetividade nos encaminhamentos de Max Russi, junto a Secretaria. “E aqui a gente tem que reconhecer o trabalho do Max, a sua preocupação em relação a Educação. Eu tenho certeza que Max vai ser um dos candidatos mais votados”, avalia
Outro benefício das unidades escolares, que recebem climatização, é o suporte estrutural nos diversos setores, isso após a conclusão de um laudo técnico. Além de um ar condicionado para cada sala de aula, a escola poderá receber uma nova mobília, além da reforma total do refeitório, biblioteca e a disponibilização de conjunto escolar para o aluno.
Escolas de lata – Em 2019, após uma cobrança do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, a Seduc encerrou as atividades das “salas de aulas de lata”. Os módulos metálicos foram retirados de funcionamento e os alunos, que eram atendidos nessas estruturas com deficiência na ventilação, foram redimensionados.
Na época, estavam em funcionamento 41 estruturas divididas entre 12 escolas, localizadas nos municípios de: Campo Verde, Sapezal, Sinop, Santo Antônio do Leverger, Vila Rica, Confresa, Rosário Oeste, Barro do Bugres e Cuiabá.