Sophia @princesinhamt
Mundo

Identifique os 10 sinais de câncer que frequentemente são ignorados

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O câncer ainda é um assunto delicado para a maioria dos brasileiros. Apesar de a taxa de sobrevivência entre os cidadãos ter triplicado desde a década de 1970, principalmente em virtude do diagnóstico precoce, muitos ainda associam a doença a algo fatal.

A maioria dos tumores é tratável, com resultado satisfatório para quem recebe o diagnóstico antes de chegar a um quadro mais delicado.

Leia também: “Estudo mostra que incidência de câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentou em 79%”

Contudo, a demora em ir ao médico ainda é a regra em todos os países. Ignoram-se os sintomas, e a doença avança de maneira acelerada.

De acordo com a organização Cancer Research UK, mais de metade dos britânicos já sofreu algum dos sintomas que poderiam indicar a presença de câncer. Entretanto, apenas 2% deles pensaram que poderiam ter a doença. Outros 30% ignoraram os sintomas e nem foram ao médico.

Leia mais: “Organização Mundial da Saúde atualiza recomendações para dieta saudável”

A BBC News Mundo compilou uma lista de dez sintomas que, de acordo com a American Cancer Society, os cidadãos devem monitorar. Confira a lista abaixo.

incidência câncer pessoasincidência câncer pessoas
Incidência De Câncer Entre Pessoas Com Menos De 50 Anos Aumenta Em 79%, Aponta Estudo | Foto: Reprodução
  • Perda de peso inexplicável

Quando há emagrecimento sem motivo aparente, o sinal de alerta deve ser ligado. Isso ocorre com mais frequência no caso de câncer de pâncreas, estômago, esôfago e pulmão.

  • Febre

É muito comum em pacientes com câncer. Ela afeta a todos, principalmente se os tratamentos prejudicarem o sistema imunológico.

  • Cansaço

Pode ser um sintoma importante, conforme o andamento do câncer. Em alguns tipos da doença, como a leucemia, o cansaço vem no início.

  • Alterações na pele

Alguns dos sintomas incluem escurecimento da pele (hiperpigmentação), pele e olhos amarelados (icterícia), vermelhidão (eritema) e comichão (prurido).

  • Mudança na função da bexiga

Dor ao urinar, sangue na urina ou alterações na função da bexiga podem ter relação com a bexiga ou com a próstata.

  • Feridas que não cicatrizam

Qualquer alteração na boca que perdure por muito tempo, por exemplo, tem de ser examinada com brevidade. Feridas no pênis ou na vagina podem ser sinais de infecção ou câncer em estágio inicial e devem ser examinadas por um profissional de saúde.

  • Sangramento

Pode ocorrer no início da doença ou já em estágio avançado.

  • Rigidez ou caroços em qualquer parte do corpo

Esse tipo de câncer aparece sobretudo nas mamas, nos testículos, nos gânglios linfáticos e nos tecidos moles do corpo. Isso pode ser um sinal precoce ou tardio de câncer.

  • Dificuldade para engolir

Pode significar câncer no esôfago (tubo de deglutição que leva ao estômago), no estômago ou na faringe (garganta).

  • Tosse ou rouquidão persistente

É possível que seja um câncer no pulmão. Especialistas recomendam consultar um médico depois da terceira semana de tosse.

Esperança | Estudo revela eficácia de medicamento no combate ao câncer

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.