Sophia @princesinhamt
Economia

Banco Central anuncia atualizações para o Pix: confira as novidades em primeira mão

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Pix, que já caiu no gosto dos brasileiros desde o seu lançamento em 2020, vai ganhar novas modalidades. O Banco Central (BC) divulgou que está desenvolvendo ou estudando tecnologias para o Pix automático, internacional, off-line, parcelado e por aproximação.

Leia também: “Pix bilionário em 2022 foi o maior já feito, diz Banco Central”

Confira as de cada novo modelo de Pix

  • Pix automático
    Imitando a praticidade do débito automático, porém com mais autonomia, a pessoa precisará fazer apenas a primeira autorização prévia, podendo escolher a recorrência mensal e cancelá-la a qualquer momento, entre outras funcionalidades. O recurso é o único com disponibilidade já prevista: abril de 2024.
  • Pix internacional
    A ideia é integrar o Pix com sistemas de pagamentos similares de outros paí. O desenvolvimento do Pix internacional é uma das prioridades do BC, diz Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução da instituição.
  • Pix off-line
    Depender sempre de uma conexão à internet para pagar, às vezes, pode colocar um comprador numa enrascada. O BC também estuda a possibilidade de uma tecnologia para tornar o Pix disponível mesmo sem internet.
  • Pix parcelado
    Função já oferecida por alguns bancos, tende a ser alavancada com possíveis mudanças nos rotativos do . O BC ainda estuda criar “um produto único ou” definir “regras mínimas a serem observadas pelas instituições” financeiras, informa em relatório.
  • Pix por aproximação
    Assim como os cartões de crédito, o Pix pode ganhar uma funcionalidade que vai torná-lo ainda mais ágil. Tecnologias possíveis são a biometria, o bluetooth e o NFC (como já é feito em celulares e smartwatches).

FedNow: “Pix começa a funcionar nos EUA”

Mais: “Mais de 24 bilhões de transações via Pix ocorreram em 2022”

pix offline parcelado aproximaçãopix offline parcelado aproximação
Lançado Em 2020 Pelo Banco Central, Pix Já Caiu No Gosto De 133 Milhões De Brasileiros | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.