Sim, mas é preciso alguns cuidados para manter tudo seguro e adequado para obter a máxima performance do sistema de carregamento.
Isso porque existem diferentes tipos de carregadores, especificidades, bem como as características do veículo, que também devem ser levadas em consideração.
Como carregar carro elétrico em casa
No Brasil ainda não há uma legislação sobre o carregamento dos carros em casa.
Ou seja, o proprietário não precisa solicitar qualquer autorização para a concessionária de energia, nem pagar qualquer taxa para carregar seu veículo em casa.
No entanto, a instalação elétrica da residência deve suportar a carga extra, uma vez que você precisa instalar um carregador específico (falaremos mais adiante).
Isso quer dizer que a capacidade de tensão e a corrente devem suportar o carregamento das baterias do carro.
Caso não seja possível, será necessário fazer algumas alterações. É um caso semelhante a quando você compra um chuveiro novo, mais robusto e a “chave cai” quando você o liga.
Se a capacidade de tensão não suportar o carregador, será preciso trocar os cabos por outros de maior seção, o disjuntor do carregador e o disjuntor geral.
Agora, se a rede suportar, o passo seguinte será acionar um técnico eletricista que já tenha conhecimento sobre o assunto. A boa notícia é que já existem empresas especializadas neste tipo de instalação e podem dar todo o suporte.
Tipos de carregadores para casa
Existem diferentes opções de carregadores para residências (ou prédios), mas os mais comuns são os Wallbox e portáteis:
Wallbox
O carregador Wallbox é uma opção prática e conveniente para quem deseja carregar seu eletrificado em casa.
Sua instalação ocorre na parede, geralmente em garagens ou estacionamentos residenciais, permitindo uma carga rápida e segura.
A vantagem do Wallbox é a possibilidade de conexão diretamente à rede elétrica, evitando a necessidade de utilizar uma tomada comum. Dependendo do modelo, a carga pode durar até seis horas sem nenhum problema.
A desvantagem é que somente um profissional ou empresa especializada pode fazer a instalação. E um desses não é tão barato assim. Na Eletric Mobility, empresa homologada pela Volvo, a compra e a instalação varia entre R$ 7,5 mil e R$ 8,5 mil.
Portátil
Já os carregadores portáteis, são mais flexíveis e baratos. A principal vantagem é poder usar em qualquer tomada de três pontas convencional, o que não exigem qualquer experiência para isso. Mas não têm a mesma eficiência que um carregador Wallbox.
Embora sejam compactos, podem ser transportados e utilizados em locais diferentes, o tempo de carregamento pode ser de até 24 horas. Isso acontece por conta da corrente menor, de cerca de10 amperes.
Agora, vamos falar sobre o impacto na conta de energia ao carregar um carro elétrico em casa. É importante ressaltar que o consumo de energia dependerá de fatores como a capacidade da bateria do veículo, o tipo de carregador utilizado e o tempo de recarga.
Aproveite e confira: CEO da VW confirma novo carro elétrico (e esportivo) para o Brasil
Fonte: garagem360.com.br