A companhia catarinense Weg é a empresa com maior número de acionistas no ranking da Lista Forbes Bilionários Brasileiros 2023. A conquista da posição privilegiada resulta de uma alteração na metodologia de avaliação, que passou a considerar a fortuna de mães e filhos em conjunto, seguindo a mudança da Forbes USA.
Segundo a revista, familiares e descendentes dos fundadores possuem, juntos, mais de R$ 85 bilhões.
Leia também: “Viúva de Joseph Safra é a pessoa mais rica do Brasil, segundo a Forbes“
A companhia também é responsável por fazer Santa Catarina despontar em outra lista: a de Estados com mais bilionários. São 35 no total, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem 111, e do Rio de Janeiro, com 40.
O que a WEG faz?
Com faturamento de quase R$ 30 bilhões em 2022, a Weg é reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos no mundo.
A empresa, fundada em 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, começou com capital de 3.600 cruzeiros. O nome é a junção da inicial dos três.
No início, sua produção era basicamente de motores elétricos. Na década de 1980, no entanto, novos produtos passaram a integrar o catálogo, como componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.
Saiba mais: “As riquezas do agronegócio que o MST tenta esconder“
A expansão não foi somente na variedade de mercadorias. Nesta época, suas exportações já alcançavam 20 países, como Guatemala, Uruguai, Paraguai, Equador e Bolívia.
O primeiro bilhão da empresa veio em 2002.
Hoje, a multinacional está presente em cinco continentes, tem filiais em 37 países e fábricas em 15. No seu quadro, constam 39 mil funcionários, sendo mais de 4.300 engenheiros. Tudo para dar conta de um portfólio com mais de 1.500 linhas de produtos.
Mantenha-se informado: “‘STF’ do México descriminaliza aborto em todo país“
Fonte: revistaoeste