A quinta divulgação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra evolução na parte de segurança do Hyundai HB20, de zero pata três estrelas, depois de atualizar o equipamento básico de segurança para seis airbags de série em toda a região.
VEJA TAMBÉM:
- Hyundai HB20 ganha versões intermediárias da linha 2024; veja os preços
- Até R$ 83 mil: 10 bons SUVs usados para comprar pelo preço de um HB20 0km
O modelo ofereceu estrutura instável, proteção fraca para o peito do motorista no teste de impacto frontal e desempenho ruim na proteção de pedestres, o que o impediu de obter uma classificação melhor.
O novo Hyundai HB20, produzido no Brasil, obteve três estrelas. O novo HB20, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série, obteve 68,30% em Ocupante Adulto, 74,85% em Ocupante Infantil, 34,32% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Assistência à Segurança.
O veículo foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e ESC/Moose. O equipamento de segurança mais básico do modelo foi testado. Outras versões incluem os sistemas opcionais de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Detecção de Ponto Cego (BSD) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).
A versão anterior do Hyundai HB20 com apenas dois airbags de série foi avaliada pelo Latin NCAP em 2020 com uma classificação de zero estrela. O fabricante atualizou o modelo adicionando seis airbags de série e acrescentando tecnologias ADAS, entre outras atualizações.
De acordo com o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejando Furas, “a decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP”.
Ele também completou dizendo que “o novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo. Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série”.
Veja abaixo o vídeo do teste de colisão do Latin NCAP no Hyundai HB20 da linha 2024.
Fonte: autoo