As vendas de modelos eletrificados bate novo recorde em agosto com crescimento de 25,4% em relação ao mês anterior e 9,4 mil unidades, sendo 8,2 mil híbridos e 1,2 mil elétricos, conforme dados divulgados pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
VEJA TAMBÉM:
- Kia confirma três novos modelos eletrificados até 2025
- Brasileiros querem carros eletrificados e vendas podem crescer 40%
Em julho, de acordo com a mesma fonte, foram vendidas 7,4 mil unidades, das quais 0,9 mil carros elétricos e 6,5 mil híbridos. Além disso, o total das vendas de janeiro a agosto de 2023 quase chega no que foi registrado em todo o ano passado (49,1 mil unidades, ante 49,2 mil). Portanto faltando quatro meses para acabar 2023 teremos mais um recorde.
O que tem mostrado tendência de alta é a participação das marcas chinesas no ranking dos modelos mais vendidos do mercado, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023).
Outro destaque de agosto são os veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV), cujas baterias podem ser recarregadas por fonte externa. Pela primeira vez na série histórica da ABVE os plug-in superaram os eletrificados não plug-in, com 52% das vendas, contra 48%.O crescimento dos últimos meses foi fortemente impulsionado pelas marcas chinesas, como BYD, GWM e CAOA Chery, que têm sido agressivas no lançamento de novos modelos e anúncios de investimentos no Brasil.
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, comemorou os resultados de agosto, mas lembrou que ainda há muito trabalho pela frente para o país se aproximar dos principais mercados globais em eletromobilidade.
“Esses números são importantes, pois consolidam todo um ecossistema de mobilidade elétrica pautado pela inovação e pelo desenvolvimento tecnológico” – disse. “Eles mostram que a eletromobilidade é irreversível também no Brasil”. Ainda assim, temos de aperfeiçoar o ambiente regulatório e tributário em todos os níveis de governo para reforçar a confiança do consumidor e dos investidores”, completou ele.
Confira abaixo como ficou o ranking dos 10 modelos eletrificados mais vendidos em agosto de 2023, conforme a ABVE.
1 – Toyota Corolla Cross – 851 unidades
2 – BYD Song Plus GS DM PHEV – 761 unidades
3 – Caoa Chery Tiggo 8 PHEV – 752 unidades
4- Caoa Chery Haval H6 HEV – 520 unidades
5- GWM Haval H6 GT – 519 unidades
6 – GMW Haval H6 PHEV – 412 unidades
7 – GMW Haval H6 PHEV -412 unidades
8 – BYD Doplhin BEV – 371 unidades
9 – Caoa Chery Tiggo 7 Pro – 361 unidades
10 – Caoa Chery Tiggo 5X Pro – 294 unidades
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo