Para a produtora Celi Maria Sangiovo, a experiência foi única e já está na expectativa da segunda edição para o próximo ano. “Foi tudo maravilhoso e todos os organizadores estão de parabéns. Fomos acolhidas e nos sentimentos valorizadas. Nunca participei de um evento igual com tantas mulheres com experiências e desafios parecidos”.
Segundo Celi o que mais a marcou foi a palestra sobre empodeiramento feminino. “Nós mulheres precisamos ser mais unidades para ajudar umas às outras. Na palestra, observei vários aspectos que me deparo todos os dias e o quanto é importante a valorização pessoal em vários aspectos. Trocando ideias com outras participantes descobrimos que passamos por desafios e superações sobre as mesmas coisas. Essa troca de experiência valeu muito e vou levar para o meio dia a dia”.
O técnico da Empaer, Alfredo Debortoli Neto, explicou que a ideia de promover um encontro de mulheres rurais vem desde 2021. “Há dois anos atrás, as equipes da Empaer e da Secretaria de Assistência Social tinham o desejo de realizar o evento para as nossas produtoras. Nessa primeira edição contamos com a ajuda das extensionistas sociais Malvineide Freitas e Ieda Lopes, da Capital. Elas fizeram a diferença”.
Na programação, as participantes ouviram atentamente sobre o tema: “Mulher rural e os desafios protagonizados no ambiente rural”. Teve palestra sobre Direitos previdenciários e INSS, proferido pelo advogado Bruno de Pinho, da empresa Costa Urias Advogados associados. Já próximo do almoço, a descontração tomou conta do ambiente com música ao vivo e apresentação cultural. Logo em seguida, o assunto abordado foi sobre “Crédito rural para mulheres e a importância do cooperativismo”, pela equipe do Sicredi Ouro Verde.
Teve ainda outra apresentação cultura coordenada pela Secretaria de Educação e Cultura de Itanhangá. Logo em seguida, explanação dos “Programas sociais para agricultura familiar”, via vídeo gravado com fala da presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide. A última palestra foi sobre a “A força feminina no campo”, pela mestranda e mobilizadora de Cidades Inteligentes e Resíduos Verdes, professora Silvana Wohl. Antes do encerramento, as participantes ainda foram contempladas com o sorteio de brindes.
O evento foi realizado no dia 1º de setembro.
Fonte: @empaer_mt