AVolkswagen planejou bem a data da apresentação do protótipo do I.D GTI. Não apenas porque foi no Salão de Munique (Alemanha), entre os dias 5 e 10 de setembro. Mas também por ter sido logo depois do anúncio do último Golf GTI com câmbio manual, o 380 Clubsport. Agora, com o primeiro elétrico conceitual, a marca dá o ponta pé inicial para uma nova era para a tradicional sigla de esportivos que começou há 47 anos.
VEJA TAMBÉM:
- VW ID.4 consegue ir de São Paulo ao Rio de Janeiro com uma carga
- VW revela ID.2all modelo que quer popularizar os modelos elétricos
O ID. GTI é baseado no elétrico ID.2all e deverá ser o modelo eletrificado com o menor tempo na aceleração de 0 a 100 km/h, em torno de 5 segundos. Sua potência ficará acima dos 231 cv prometidos pelo ID.2 que será produzido em série. Além disso, o carro terá vários itens exclusivos e detalhes que lembram seus antepassados com a mesma sigla com a diferença que o “I” não se refere à injeção, mas “inteligência”.
Para os puristas, a Volkswagen tratou de incluir um sintetizador que imita o ronco do motor de alguns dos modelos GTI a combustão. Os filetes vermelhos também é herança dos esportivos térmicos da marca alemã, assim como os defletores de ar e o difusor na parte de baixo do para-choque traseiro e os diversos emblemas GTI por todos os lados do carro.
Também chama atenção as rodas de aro 20 inspiradas nas do Golf e do cupê Scirocco de 40 anos atrás. Mas também há referências sutis aos heróis GTi mais recentes: a única nervura de montagem central da asa traseira ecoa a do atual GTI Clubsport.
Por dentro, é uma mistura semelhante de influências novas e antigas. O tecido do assento é atrevidamente chamado de Jack-e, uma referência ao estofamento xadrez Jacky encontrado no Mk6 GTI, e o encosto do banco do motorista apresenta um batimento cardíaco LED pulsante para avisar quando o carro está trancado.
O volante olha ainda mais para trás, para 1976 e o primeiro Golf GTI, em busca de inspiração para seu airbag central baixo, embora o que os compradores daquela época teriam feito com a parte superior e inferior plana do novo aro, ou o soquete da chave em a base do raio vertical, não podemos dizer.
O clássico câmbio de bola de golfe também ganha outro destaque, mas como o controle de câmbio mudou para a haste da coluna, como no ID.7 e no novo Passat , a bola de golfe agora funciona como o botão GTI Experience Control no console central de onde o motorista pode ajustar os modos de condução e a aparência dos displays digitais.
Selecione o modo Vintage, por exemplo, e o pacote de medidores digitais de 10,9 polegadas assume a aparência do painel Mk1 GTI pós-facelift, e a tela do tablet de 12,9 polegadas – que a VW diz estar quase pronta para produção, com menus e tudo – fica uma reforma visual também.
O protótipo da Volkswagen também vem com um head-up display avançado de realidade aumentada que pode projetar informações no para-brisa para que o motorista e o passageiro vejam. Mude para o modo GTI e a iluminação interna muda para um vermelho sombrio e, se você estiver em uma pista de corrida, receberá um mapa do percurso, além dos dados da volta.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo