No dia 15 de setembro de 2023, Barra do Garças celebrará seu 75º aniversário desde sua emancipação política e administrativa. Neste ano, a prefeitura está preparando uma semana de comemorações que incluem a reinauguração da Escola Dom Bosco em 14 de setembro e o tradicional desfile cívico em 15 de setembro.
O processo de emancipação do município teve início com a eleição de Antonio Paulo da Costa Bilego em 1947, quando foi deliberada a transferência da sede administrativa de Araguaiana para Barra do Garças. Com o respaldo e apoio do deputado estadual Heronides Araújo, o Governo de Mato Grosso oficializou a mudança da sede do município por meio do decreto nº 121 de 15 de setembro de 1948.
Mas a história de Barra do Garças remonta a muitos anos antes, desde a exploração do interior do Brasil através da navegação e as narrativas sobre garimpos que se espalharam, atraindo desbravadores de todo o país em busca das riquezas.
Por volta de 1914, chega em Barra do Garças, Antônio Cristino Cortes, figura notória da história desta cidade, responsável por traçar as primeiras ruas, distribuir lotes e construir casas. A partir daí o crescimento é constante, a cidade ganha novos moradores, escolas e pequenos comércios.
Por volta da década de 40, chegam na região os militares e desbravadores da Expedição Roncador Xingu, através da Fundação Brasil Central. Esse período marcou o início de uma nova fase de desenvolvimento para a cidade, que viu a construção de estradas e pontes sobre os rios Garças e Araguaia.
Atualmente, Barra do Garças destaca-se como um dos principais polos econômicos do estado de Mato Grosso e nos últimos dois anos, a cidade registrou recordes na criação de empregos e mantém um crescimento constante.
As inúmeras cachoeiras e paraísos naturais preservados, o Parque da Serra Azul, Parque das Águas Quentes e o inusitado Discoporto fazem desta cidade um dos destinos mais procurado por turistas de todo o país e até mesmo do mundo.
Fonte: Assessoria da Prefeitura