Estudantes de 20 escolas da rede pública de Cuiabá vão receber nesta quinta-feira (31), às 15h, no Auditório ‘Maestro china’ da Secretaria Municipal de Educação os primeiros óculos da edição 2023 do Projeto Enxergar é Humanizar. A entrega simbólica, a primeira deste ano, será realizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. No total 211 óculos serão entregues nas unidades, nesta primeira etapa do Projeto este ano.
Idealizado pela primeira dama Márcia Pinheiro e iniciado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em 2018, o Projeto Enxergar é Humanizar tornou-se uma ação permanente da Secretaria Municipal de Educação, com impacto positivo no desenvolvimento, na qualidade de vida e no bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a meta este ano é atender 100% dos estudantes do 1º ao 9º Ano de 85 escolas de Ensino Fundamental, indicados pelos professores. Serão entregues aproximadamente 3.500 (três mil e quinhentas) armações, com lentes antirreflexos.
Sobre o projeto
No primeiro ano do Projeto (em 2018), foram contemplados estudantes dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.
Esses estudantes passaram por consultas oftalmológicas, na época em parceria com o Instituto Lions da Visão. A gestão municipal entregou naquele ano cerca de 250 óculos para estudantes das escolas das quatro regionais.
Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020/2021.
Em 2022, foi retomado e teve seu alcance ampliado para atender os estudantes até o 6º Ano. Os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, e passaram por exame de optometria, que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.
O Projeto Enxergar é Humanizar já atendeu 300 estudantes (em 2018) e 110 estudantes (em 2022), totalizando 410 estudantes beneficiados.
Desde o início do mês de agosto 392 estudantes e 27 escolas passaram por exames de optometria, realizados na Secretaria Municipal de Educação. Desse total 299 necessitam de óculos e 20 estudantes, necessitarão de encaminhamento para o oftalmologista.
A partir do próximo dia 04 e durante o mês de setembro mais de 202 estudantes selecionados passarão por exames.
Fonte: Assessoria da Prefeitura