Caso você esteja enrolado com multas, taxas e impostos em atraso – incluindo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento anual –, saiba que é possível pagar os débitos veiculares em suaves prestações.
Startups de tecnologia no setor financeiro (fintechs) oferecem parcelamento via app em até 18 vezes.
Confira algumas empresas que fazem o parcelamento via app dos débitos veiculares
Geralmente, o parcelamento via app pode se efetuado com cartão de crédito, débito ou até por Pix.
As empresas apresentam planos de pagamento dos débitos em aberto, possibilitando conhecer previamente os custos adicionais de cada forma de pagamento.
Assim, você poderá decidir pela opção que mais lhe agrade, conforme o previsto em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Antes de efetivar o pagamento, é aconselhável fazer uma minuciosa pesquisa de mercado.
As empresas oferecem o parcelamento em 12 ou até 18 vezes e cobram taxas de juros que podem variar de 3% a 20%, de acordo com o valor total de débitos veiculares e a quantidade de parcelas.
Afinal, esse tipo de operação é uma negociação particular e independente, realizada entre o titular do cartão e a instituição responsável pelo parcelamento, sem a interveniência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) – que são os credores dos débitos veiculares.
Apps de parcelamento de débitos veiculares crescem no País
O app Gringo, que possui mais de 10 milhões de clientes, mapeou os hábitos dos motoristas em relação ao pagamento do licenciamento, com base no comportamento observado no aplicativo nos últimos dois anos (2021 e 2022).
A startup descobriu que os motoristas preferiram pagar o tributo no cartão de crédito nos últimos dois anos, tendo sido essa a forma de pagamento escolhida por 44,48% dos usuários em 2022 e 46,24% em 2021.
A possibilidade de parcelamento é um dos chamarizes para a decisão, e um dos diferenciais do Gringo.
Entretanto, há uma tendência de pagamento crescente via Pix. Enquanto 24,63% dos motoristas optaram pela modalidade em 2021, no ano seguinte, a opção foi utilizada por 43,81% dos usuários.
“Com transações recorde por Pix no País, a expectativa para 2023 é de que os motoristas que estão com a verba separada para a despesa usem essa possibilidade de pagamento. Quem não puder pagar à vista continuará aproveitando o pagamento com cartão, uma opção que acaba de ser ampliada na plataforma”, explica Gustavo Goldenberg, diretor da empresa.
Veja a seguir algumas opções para pagar os débitos veiculares com parcelamento via app
Todas as fintechs permitem que se faça a pesquisa sobre os débitos veiculares pendentes diretamente em seu app ou site, para o posterior pagamento.
Gringo
Recentemente o app Gringo passou a aceitar o pagamento de débitos veiculares com dois cartões.
Segundo a empresa, isso foi feito para superar a falta de limite no cartão, que era uma barreira para muitos clientes.
As transações podem ser feitas com dois cartões seja para pagamento à vista ou parcelado. Com o app Gringo, é possível fazer o parcelamento dos débitos do seu veículo em até 12 vezes no cartão de crédito.
Zapay
No app da Zapay, todos os débitos veiculares podem ser pagos em até 12 vezes no cartão de crédito.Também é possível realizar o pagamento por boleto bancário ou PIX.
Dok Despachante
O DOK oferece condições de quitação diferenciadas. É possível dar uma entrada para diminuir o valor das prestações ou até mesmo dividir o valor total em até 12 vezes no cartão de crédito.
PicPay
Para pagar débito do seu veículo pelo app PicPay é preciso ter uma conta na fintech. O pagamento pode ser feito à vista com o saldo em carteira ou parcelado em até 12 vezes no cartão.
Existem diversas outras empresas que oferecem o serviço de parcelamento de débitos veiculares.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), por exemplo, traz em seu site oficial uma lista com outras 14 fintechs credenciadas, além da já citada Zapay:
- Asteróide – Asteróide Tecnologia e Pagamentos Eirelli
- B23 – B23 Tecnologia e Pagamentos Ltda.
- Bot Pag – Bot Pag Meios De Pagamentos e Serviços Ltda.
- CDX Express – CDX Express Services Ltda.
- Credpay – Credpay Soluções Em Pagamento Ltda Epp
- Datalink – Datalink Ltda.
- Fácil Pay – Fácil Pay S.A.
- Flexpag – Flexpag Tecnologia e Instituição de Pagamento S.A.
- Pinpag – Esmeralda Serviços Digitais Ltda.
- Pronto Paguei – Pronto Paguei Gestão Financeira Ltda.
- RD Pay – Rateio Digital S/A
- Taki Pay – Taki Pagamentos S/A
- Vamos Parcelar – Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondente Ltda.
- Zignet – Zignet Soluções de Pagamento Eirelli
Fonte: garagem360.com.br