A Terra Indígena Umutina/Balatiponé fica localizada a cerca de 15 quilômetros do município de Barra do Bugres, porém, dentro do território encontra-se várias aldeias divididas em localidades distintas, a cerca de 20 km da aldeia central, que é a referência principal.
O Povo Balatiponé hoje é composto por cerca de 200 famílias que tem moradias fixas, porém, cerca de mais 200 pessoas moram fora, tanto por questão de trabalho quanto para estudo, em decorrência da dificuldade de transporte e deslocamento.
Um dos maiores desafios para locomoção dos moradores é a travessia do Rio Paraguai, que muitas vezes depende da balsa para travessia.
Com o objetivo de facilitar esta travessia a Secretaria de Infraestrutura em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Comunidade Indígena, realizaram manutenções nas margens do rio, ponto de apoio da balsa para embarque e desembarque de pessoas e veículos.
“Nós estamos aqui através da parceria com o secretário Geonanny Almeida e dos moradores da aldeia, visando melhorar a locomoção e facilitar esta travessia”. Pontuou Wesley Granella Oenning representando a secretaria do Meio Ambiente.
A prefeita Azenilda Pereira ressaltou a importância desse suporte para os moradores.
“Sabemos do potencial da comunidade indígena Umutina, e estamos prontos para ajudar no que for possível estas famílias que precisam do nosso apoio, quero agradecer a todos que estão contribuindo com este trabalho, seja de forma direta ou indireta”. Concluiu Azenilda.
Fonte: Assessoria da Prefeitura