O queijo artesanal que venceu o Concurso Internacional (ExpoQueijo Brasil 2023) é produzido em propriedade rural “Quinta da Cartucheira” no município de Nossa Senhora do Livramento/MT. A propriedade do médio produtor rural de Leite e seus derivados, Silas Vicente, é assistida pelo médico-veterinário Fernando Gavioli, pois, esta conta com o Selo de Inspeção Municipal – SIM, outorgado pela Prefeitura do município.
Como se trata de produção leiteira, além de Fernando, a Prefeitura local também tem a disposição, não somente ao Silas, mas para qualquer produtor, o técnico em agropecuário, José Carlos e o engenheiro agrônomo, Edmilson Junior. Todos citados são vinculados a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
O queijo premiado nominado de “Diamante Trufado” ganhou Ouro no sábado (26), em Concurso realizado em Araxá, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. O Concurso é considerado a maior disputa internacional de queijos artesanais da América Latina.
Com a conquista o “Diamante Trufado” – que é um tipo de queijo Brie – recebeu uma espécie de certificação internacional de qualidade. Outros dois produtos manufaturados em terra papa-banana ainda conquistaram bons resultados em duas categorias da competição; Ouro com o queijo Esmeralda – um tipo de queijo gorgonzola cremoso, e Bronze com o queijo Rubi – um queijo tipo gouda.
A competição foi acirrada reunindo 410 produtores e 1,3 mil queijos de dez países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai.
Além dos produtores internacionais, representantes de 22 estados brasileiros também participaram, como foi o caso da propriedade Quinta da Cartucheira, do produtor Silas Vicente, que representou Mato Grosso. “Participamos do concurso no Brasil pela primeira vez e já conseguimos tal proeza. Sinal que estamos no caminho certo”, destacou alegremente o produtor livramentense, que também é assíduo expositor na ‘Feira É de Livramento’ que acontece todo inicio de mês em Nossa Senhora do Livramento.
Vale ressaltar que o evento contou com mais de 200 especialistas como jurados, que avaliaram atributos sensoriais dos queijos inscritos, incluindo aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.
O concurso, que é um reflexo da força do queijo brasileiro e de Minas Gerais como referência mundial no segmento de queijos. É considerado um marco, pois é a primeira vez que uma instituição brasileira, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT), atua como curadora de um concurso internacional.
Além do concurso, a ExpoQueijo Brasil também ofereceu o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar, onde especialistas discutiram inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal certificado.
Dessa forma, o fórum contou com palestras ministradas por especialistas renomados, como Grazia Mercalle, especialista em análise sensorial e com vasta experiência na área.
Fonte: Assessoria da Prefeitura