Senadores da República, deputados, entre outras autoridades, puderam prestigiar nessa semana em Brasília (DF), o melhor da culinária mato-grossense durante a “Semana da Gastronomia Regional – edição especial Mato Grosso”, realizada pelo Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
O evento foi realizado nos restaurantes-escola do Senac no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e na sede da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), entre terça (22) e quinta-feira (25).

Os pratos foram produzidos por uma equipe formada por chefes de cozinha, instrutoras dos cursos de culinária do Senac e técnicas das áreas educacionais e de gastronomia, que foram enviados até a capital federal e cozinharam com auxílio das equipes locais.
Nos cardápios, elaborados especialmente para a ocasião, estavam entradas como ceviche pantaneiro, quiche de carne seca e carpaccio de língua bovina.
Entre os pratos principais, figuram os clássicos Maria Izabel, feijão empamonado e farofa de banana, além de pintado grelhado com mousseline de banana da terra e pixé (espécie de paçoca preparada com milho torrado, açúcar e canela); linguiça cuiabana com mandioca cremosa e vinagrete pico de galo; revirado cuiabano; mojica de pintado; pintado frito; pacu assado e diversos outros.

Para sobremesa, os participantes puderam escolher entre verrine de creme de manga, furrundu, cheesecake de compota de caju com crocante de baru, doces de mamão e goiaba, furrundu (feito com mamão verde ralado, rapadura e temperos) e cachorrada (doce de leite coalhado).
Além da culinária, a cultura mato-grossense também foi prestigiada com a apresentação de dança folclórica do grupo de siriri “Flor Ribeirinha”, exposição de artesanatos regionais e mostra de telas que retratam paisagens cuiabanas do artista plástico Walmir Leite, obras do acervo permanente do Sesc Arsenal.
As Semanas da Gastronomia Regional são realizadas na capital federal, desde 2013, pelo Departamento Nacional do Senac em intercâmbio e parceria com os departamentos regionais de diversos estados. O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, enalteceu a iniciativa.

Ele afirma que os três dias de celebração da culinária e da cultura mato-grossense foram bastante prestigiados por senadores, deputados federais e entre outras autoridades.
Durante a Semana da Gastronomia Regional o presidente recebeu os senadores da República Margareth Busetti (MT), Mauro Carvalho (MT), Laércio José de Oliveira (SE) e Esperidião Amin (SC); os deputados federais por Mato Grosso, Abilio Brunini, Amália Barros, Coronel Assis, Coronel Fernanda e Gisela Simona; e parlamentares de outras unidades da federação, como Luiz Carlos Motta (SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP) e Nikolas Ferreira (MG).
O deputado estadual dr. Eugênio também prestigiou a culinária de Mato Grosso no Congresso Nacional.
A Justiça eleitoral mato-grossense esteve representada pela desembargadora do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral), Serly Marcondes Alves, e o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Antônio Peleja.
Além de Wenceslau Júnior, Mato Grosso foi representado pelo vice-presidente da Fecomércio-MT, Marco Pessoz; o superintendente, Igor Cunha; a presidente do Sincovatan (Sindicato do Comércio Varejista de Tangará da Serra) e conselheira do Sesc e Senac-MT, Greici Mara da Cruz; os diretores regional e de educação profissional do Senac-MT, respectivamente, Edson Dahmer e Rosana Abutakka; e o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.
Fonte: primeirapagina