É cada vez mais comum observar veículos sendo entregues com rodas pedindo alinhamento imediato, para a proteção dos pneus. Isso acontece até mesmo com os carros 0 km; entenda.
Entenda por que o veículo 0km pede que se faça um alinhamento imediato
Quando retiramos um veículo 0km da concessionária, seja ele um carro, uma van ou um caminhão, esperamos que ele seja entregue em perfeitas condições e pronto para uso, bastando apenas encher o tanque. Infelizmente, isso nem sempre acontece.
É claro que as concessionárias possuem um procedimento definido pelas montadoras, um check-list a ser acompanhado.
Mas, nem todas seguem o procedimento à risca e nem todas as montadoras pedem para que os veículos tenham o alinhamento verificado durante essa inspeção.
Por essa razão, não é raro ver um veículo 0km apresentando desgastes irregulares nos pneus por conta de desalinhamentos.
E das rodas também não é comum um proprietário de um carro zero pensar em alinhar o veículo assim que o retira da concessionária, deixando esse procedimento para ser realizado apenas na primeira revisão programada – o que ocorre somente por volta dos 10.000 km.
Porém, esse intervalo de tempo pode ser o suficiente para causar um desgaste irregular permanente nos pneus.
“Corrigir o alinhamento significa equilibrar todas as forças que atuam no veículo, tais como gravidade e força centrífuga, entre outras. O desequilíbrio gera um desgaste adicional no pneu, encurtando a sua vida útil, além de comprometer a segurança”, destaca Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.
Frotistas habituados com essa realidade normalmente já solicitam que seja verificado o alinhamento dos caminhões antes de colocá-los em serviço.
No entanto, isso é mais comum no caso de cavalos mecânicos e reboques, e não nos carros de passeio.
Verifique a pressão dos pneus ao retirar o veículo 0km da concessionária
Outro ponto importante é verificar a pressão dos pneus do veículo 0km. Algumas montadoras usam uma pressão mais alta nos pneus para armazenagem e transporte – e que deveria ser ajustada antes da entrega do veículo novo.
Pressões mais altas do que a recomendada também podem causar desgastes irregulares nos pneus e tornar o veículo menos confortável e mais instável de dirigir.
Alguns modelos de pneus contam com o Indicador Visual de Alinhamento (VAI), que auxilia na identificação precoce de desgastes irregulares.
Pequenas lamelas, localizadas uma em frente à outra em diferentes pontos de cada um dos ombros do pneu, revelam qualquer diferença de desgaste, alertando para o alinhamento incorreto.
Se, após os primeiros mil quilômetros, o motorista verificar essas lamelas e constatar que as de um lado do pneu estão desgastadas, isso mostra que os dois lados do pneu estão expostos a um desgaste irregular e que um alinhamento das rodas é necessário.
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Fonte: garagem360.com.br