Teve início na manhã de segunda-feira (21), mais uma turma do Projeto Cantinho da Cegonha, da Secretaria de Assistência Social de Água Boa, com a palestra sobre “alterações físicas, emocionais e psicológicas durante a gravidez”, com a psicóloga Cláudia Coutinho.
A psicóloga falou da ligação do bebê com a mãe e a importância de cultivar bons pensamentos e sentir boas emoções, para que o organismo libere bons hormônios como a serotonina.
“Para isso, precisamos buscar, na medida do possível, praticar atividades que nos deem prazer e estar perto de pessoas que nos amem para sentirmos o maior tempo possível bem estar. É o momento de nos pouparmos e evitarmos embates, discussões”, explicou Cláudia.
Cláudia falou de emoções que são comuns às mulheres, deu dicas para as participantes de como lidar melhor com as situações causadoras de estresse, a importância do autoconhecimento, da auto reflexão e de procurar ajuda profissional em casos de depressão durante ou após a gestação.
“A maternidade é uma caminhada construída de momento a momento, que nunca acaba, nunca estará pronta. Quando nos colocamos também como aprendizes desse processo, isso nos traz liberdade, responsabilidade e comprometimento de estarmos presentes nessa relação, dispostas ao encontro, lugar onde, com olhos nos olhos, encontraremos os sinais de qual o caminho a seguir. A resposta está dentro de nós”, finalizou a psicóloga.
Durante o projeto Cantinho da Cegonha as gestantes participam de palestras com multiprofissionais, oficinas, aulas de hidroginástica, aprendem artesanato e confeccionam o próprio enxoval do bebê.
Para mais informações, procure a coordenadora Márcia Martins na Secretaria de Assistência Social.
Fonte: Assessoria da Prefeitura