A Nvidia anunciou hoje o DLSS 3.5, a mais recente versão de sua tecnologia de Superamostragem de Aprendizado Profundo (DLSS), que utiliza a IA para melhorar a qualidade e o desempenho do ray tracing em jogos e no Nvidia Omniverse.
O DLSS 3.5 concentra-se na melhoria do ray tracing por meio de um novo modelo de IA chamado “Ray Reconstruction”, que substitui os denoisers ajustados manualmente. O ray tracing calcula como os raios de luz interagem com materiais para criar efeitos de iluminação realistas. No entanto, realizar ray tracing para cada pixel é muito exigente, então os jogos usam amostragem de raios, o que resulta em imagens ruidosas. Os denoisers preenchem os dados ausentes, mas podem introduzir artefatos.
O Ray Reconstruction do DLSS 3.5 utiliza uma rede neural treinada em supercomputador para analisar os efeitos de ray tracing e tomar decisões mais inteligentes sobre como usar dados temporais e espaciais para preservar detalhes. Ele reconhece padrões a partir de dados de treinamento renderizados offline para reconstruir efeitos como a iluminação global em tempo real.
Isso supera as limitações dos denoisers tradicionais eliminando artefatos, como iluminação e reflexos imprecisos que degradam a qualidade da imagem. Segundo a Nvidia, o DLSS 3.5 resulta em iluminação, reflexos e detalhes superiores em comparação com a denoização padrão. Ele funciona com a Super Resolução DLSS para aprimoramento de imagem e Geração de Quadros DLSS para taxas de quadros mais suaves.
Para jogos com ray tracing intensivo, o DLSS 3.5 também pode melhorar o desempenho substituindo vários denoisers por um único modelo de reconstrução de raios. Para jogos com menos ray tracing, ele prioriza a qualidade da imagem em detrimento do desempenho.
O DLSS 3.5 estará disponível neste outono em jogos como Alan Wake 2, Cyberpunk 2077, Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, Portal com RTX, Chaos Vantage, D5 Render e Nvidia Omniverse. Ele é oferecido como uma atualização gratuita para GPUs GeForce RTX para aprimorar o ray tracing em jogos suportados.
Mais de 330 jogos já suportam o DLSS, que continua a evoluir por meio da pesquisa em inteligência artificial da Nvidia. A Nvidia afirma que planeja construir sobre o progresso do DLSS para melhorar ainda mais os gráficos e a renderização.
Fonte: Andre Lug